Home Destaque CGE inicia curso de formação dos novos auditores
fullinterna_3


CGE inicia curso de formação dos novos auditores

| Por


A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo, iniciaram nesta semana o curso de formação dos 15 auditores recém-empossados. A ideia é fornecer orientações e conhecimentos técnico-operacionais inerentes ao adequado desempenho das atribuições do cargo, antes de os novos servidores começarem a atuar de fato.

O cronograma, a ser desenvolvido até 14 de janeiro/2022, inclui quatro módulos de preparação sobre os seguintes assuntos: sistema de controle interno estadual, organização do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, sistemas informatizados do Estado e seminário com instituições parceiras de controle da gestão pública.   

O treinamento teve início com a “Conferência contra a Corrupção: Um Olhar sobre o Controle, a Integridade e a Governança”, realizada nesta semana pela Controladoria em referência ao Dia Internacional contra a Corrupção.

O curso de formação somará 140 horas e será conduzido por técnicos da própria CGE, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fazenda (Sefaz), Mato Grosso Previdência (MT Prev) e Mato Grosso Saúde (MT Saúde).

Também terá a participação de palestrantes das seguintes instituições de controle externo: Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas (MPC), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Na abertura do curso, o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, apresentou aos novos auditores uma visão geral da missão, dos valores, da estrutura organizacional, do mapa estratégico de atuação da CGE-MT e os principais resultados alcançados pelo órgão entre os anos de 2019 e 2021.

“Vocês estão ingressando na Controladoria no melhor momento de estrutura física, tecnológica, financeira e de conhecimento da instituição. Momento em que a CGE foi avaliada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Banco Mundial com o melhor conceito de estrutura de órgãos de controle interno do país, o que aumenta a nossa responsabilidade de renovar esta conquista anualmente.”

Hideki pontuou que as atribuições do cargo são de grande responsabilidade para contribuir com a melhoria dos serviços públicos. “Nossa missão não é entregar escolas, hospitais e estradas, mas contribuir com a gestão para que essas entregas sejam feitas com qualidade. Temos de ter isso sempre em mente quando formos fazer uma auditoria”, disse.

O titular da Controladoria destacou que o órgão conta com a nova força de trabalho para aprimorar a atuação de controle interno, principalmente no papel de dar consultoria aos órgãos e entidades estaduais. “A instituição espera muito de vocês, da técnica e experiência de vocês em outros órgãos públicos, para nos ajudar a avançar”, comentou.

No dia 17 de dezembro, pela manhã, os novos auditores serão recepcionados pelo governador Mauro Mendes, em seu Gabinete, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá (MT). No período da tarde, às 16h, será realizada a solenidade simbólica de posse coletiva, no auditório da CGE-MT.

Os 15 novos auditores foram habilitados no concurso público realizado em 2015 para o cargo. Do concurso de 2015, já haviam sido convocados 25 auditores, no ano de 2017. Agora, com a nova nomeação, foram chamados, no total, 40 auditores do último certame.

Confira AQUI a galeria de imagens do curso de formação.

Leia mais: 

Diário Oficial traz atualização no quantitativo de auditores nomeados

Nomeação de novos auditores vai fortalecer o controle preventivo

Governo de Mato Grosso nomeia 160 policiais penais, 26 delegados e 14 auditores

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here