Home Destaque SETRAT dá posse aos novos Conselheiros e anuncia medidas de melhorias no...
fullinterna_3


SETRAT dá posse aos novos Conselheiros e anuncia medidas de melhorias no trânsito local

| Por


O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Lindomar Alves da Silva, deu posse na manhã desta terça-feira (7), no auditório da Prefeitura Municipal, aos membros do novo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), eleitos para o biênio – 2021-2023 e já anunciou medidas e ações que visam melhorias para o tráfego e trânsito da cidade.

Após o início da 1ª reunião ordinária do conselho, o Presidente do Conselho Lindomar Alves, deu início a votação e eleição para preenchimento do cargo de vice-presidente do CMTT, onde João Garcia de Souza o João Moto Táxi, acabou eleito por aclamação dos presentes.

Em seguida, o secretário deu início à segunda parte da composição da diretoria do conselho elegendo como 1ª Secretário o representante da CDL/ACIR, empresário Roberto Massakatsu Shimada. Como 2º Secretário foi eleita a representante do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Rondonópolis (SINCAVIR) Alda Ferreira Cordeiro Cassimiro.

O conselho que tem caráter consultivo e deliberativo também definiu que as atividades serão interrompidas neste mês de dezembro e janeiro, retomando as suas atividades na segunda semana de fevereiro de 2022, mais precisamente no dia 08/02, em reunião marcada para acontecer a partir das 8h até as 11h, no auditório da Prefeitura.

Conforme retratou Lindomar, “a sociedade vive o problema, ela faz parte; digamos, não só da dificuldade, mas sobretudo, da solução do problema. E o Conselho através dos seus representantes, trás para nós o sentimento da sociedade”. E explicou: “o conselho tem um papel fundamental, porque ele tem a prerrogativa de ser consultivo e deliberativo e a gente acredita que estas entidades que compõem o conselho, com os devidos ajustes necessários que a gente pretende fazer até o mês de fevereiro, a gente possa ombrear ao lado da sociedade civil organizada manifestada neste conselho. Então, será uma honra pra nós, construir esse novo momento que a sociedade mesmo espera da gente”, externou.

Ainda conforme o secretário, a SETRAT já está empenhada e tem realizados projetos de enfrentamentos destes gargalos do trânsito e da mobilidade urbana de maneira engajada. “Já estamos aí com um termo de referência encaminhando para poder contratar por inexigibilidade com o método de credenciamento, o ‘Pátio de Apreensão de Veículos’, possibilitando que a SETRAT e a própria Polícia Militar possam desenvolver com efetividade a ação fiscal, e a manutenção semafórica que a empresa contratada possa já na próxima semana, começar a fazer na região Central, partindo da Avenida Dom Wunibaldo até a Frei Servácio e, da Dom Pedro II até a Fernando Correa da Costa”, explicou. 

Segundo Lindomar, a Prefeitura está fazendo a aquisição de 65 pontos de semáforos novos no centro, dotados de pórticos modernos e com câmeras inteligentes que vão também, compartilhar imagens coletadas com setores de segurança pública e também o principal: que são os ‘nobreaks’, que vão dar sustentação à carga de energia para os semáforos por cerca de até 2h em caso de falta, oscilação ou queda de energia elétrica, que dessincronizam os nossos sistemas de semáforos, pois quando caem e voltam, já não voltam sincronizados. E somente essa nova roupagem dos novos semáforos, adquiridos por determinação do senhor prefeito é que possibilitará isso, com mais efetividade e mais segurança”, disse Lindomar.

O secretário adiantou ainda que, além disso, também já estão tramitando na administração processos para implantação das lombadas eletrônicas e radares, que são ferramentas importantes e que visam, segundo ele: disciplinar a conduta, e o comportamento daqueles que insistem ainda em infringir as normas do código de trânsito brasileiro. Ainda conforme Lindomar, as lombadas eletrônicas/radares também vão ter câmeras de segurança que vão compartilhar as imagens com os setores de segurança pública, fazendo o fechamento inclusive, das saídas e entradas da cidade. 

Além dessas ações a SETRAT já teria encaminhado projetos de outras ferramentas importantes para a mobilidade urbana, como, a construção de rotatórias, melhorias de sinalização (horizontal e vertical), intervenções pontuais nos gargalos de tráfego e trânsito, entre outras.

FAIXAS ELEVADAS
Lindomar Alves adiantou ainda que esta semana foi dada ordem de serviço à Coder para construção de 10 faixas elevadas em frente a estabelecimentos educacionais para garantir a segurança dos estudantes, e logo a sociedade já vai vê-las instaladas em pontos específicos importantes da cidade.

INTERNET
Mas a grande novidade, mesmo diz respeito a instalação de iluminação e Internet nos abrigos/pontos de ônibus espalhados pela cidade. Como a empresa contratada só realizou a instalação de 25% dos abrigos. Todavia também está em tramitação a contratação de uma empresa que vai instalar internet nos cerca de 25% de abrigos já instalados na cidade. Outra novidade é que a Coder deve instalar nos próximos dias, a parte elétrica de iluminação dos pontos/abrigos de ônibus já instalados. 

A Setrat vai ainda recuperar o contrato para dar continuidade a instalação do restante dos abrigos até completar 100% dos pontos projetados, dotando todos eles, de internet e iluminação. 

Sobre a criação da autarquia: Agência Municipal do Transporte Coletivo, o secretário adiantou que tudo está sendo providenciado e no próximo ano deverá entrar em funcionamento, incluindo as demarcações de pontos de táxi e moto táxi.

Ele finalizou dizendo: “então é essa a nossa meta, os nossos desafios. Nós sabemos dos desafios e estamos bastante determinados e comprometidos com a cidade de Rondonópolis, e leais ao sentimento do senhor prefeito José Carlos do Pátio que nos pediu que fizéssemos e déssemos o melhor da gente com a nossa equipe a favor da nossa cidade”, concluiu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here