Home Destaque Sesp homenageia personalidades que contribuíram para o fortalecimento da segurança em MT
fullinterna_3


Sesp homenageia personalidades que contribuíram para o fortalecimento da segurança em MT

| Por


Personalidades civis e militares foram homenageadas, na noite desta segunda-feira (06.12), com a mais alta honraria concedida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). A Medalha Mérito da Segurança Pública foi entregue pelas mãos do secretário Alexandre Bustamante a pessoas que contribuíram ativamente com o fortalecimento da segurança em Mato Grosso.

A medalha foi concedida a 167 pessoas, entre elas os profissionais das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) que mais reduziram os índices de homicídios e de roubos em 2020.

A RISP de Barra do Garças (RISP 5) foi a que mais registrou queda nos índices de homicídios, seguida da RISP 6, de Cáceres, e em sequência a RISP 15, de Guarantã do Norte. Já a RISP 3, de Rondonópolis, foi a que mais reduziu o número de roubos, seguida da RISP 4, de Sinop, e 5, Barra do Garças.

Na ocasião, o secretário Alexandre Bustamante explicou o motivo de tantas medalhas serem concedidas ao longo do ano. “É porque nós, da segurança pública, mais do que todos, gostamos de agradecer àqueles que nos ajudam e, em forma de reconhecimento, estampar no peito da pessoa o agradecimento que nós entendemos ser justo”, disse o secretário da Sesp-MT.

Um dos agraciados, o deputado estadual Valmir Moretto, agradeceu pelo reconhecimento. Moretto já destinou inúmeras emendas parlamentares para equipamento das forças de segurança – entre elas o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron). E além disso, colocou à disposição a Assembleia Legislativa como parceira do Poder Executivo.

“A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nas atribuições que cabem, não tem medido esforços para que possamos avançar na segurança pública e aqui, quero me referir à nossa região, a faixa de fronteira, que já tem dado resultados, pois já temos reduzido bastante o furto e roubo. Mas precisamos ainda avançar com relação ao combate ao tráfico de drogas”. Contem com o nosso trabalho na Casa de Leis”, disse o parlamentar.

Representando os prefeitos homenageados, Ari Lafin, que está à frente do Poder Executivo Municipal de Sorriso, destacou o trabalho em parceria com a Sesp-MT que o município vem fazendo, seja com a reativação do GGI-M e até mesmo a diminuição do número de adolescentes em conflito com a lei na cidade.

“Nós conseguimos diminuir o índice de menores infratores em três anos no nosso município. Em 2019, nós tínhamos aproximadamente 350 menores infratores. Já em 2020, com muito trabalho voltado e tentando entender o que estava acontecendo, nós chegamos ao número de 150 infratores. Nós nos sentimos parte efetiva desse evento que é motivo de muito orgulho”, pontuou o prefeito de Sorriso.

Além de Ari Lafin, também foi homenageado o prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves; a juíza de Direito do Tribunal de Justiça, Ana Graziella Alves Corrêa; o procurador-geral do Estado, Francisco Assis da Silva Lopes; o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira; o secretário-chefe do Gabinete do Governador, tenente-coronel PM Jordan Espíndola; servidores da Sesp-MT, da Polícia Judiciária Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Politec.

Ainda durante o evento, Bustamante destacou o que ele chamou de “revolução na segurança pública”. “Sou policial federal, com 34 anos de polícia, e eu sei o que está acontecendo nessa revolução histórica, uma coisa que a sociedade um dia vai mensurar. Muitos dos senhores vão ver o que era antes a segurança pública e o que vai ficar depois. Sei que o governo Mauro Mendes veio para revolucionar a área de segurança pública”, destacou Bustamante.

Medalha Mérito das Comunicações da Segurança Pública

Ainda na manhã desta terça-feira (07.12), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) promoveu a entrega da Medalha Mérito das Comunicações da Segurança Pública a 19 personalidades, entre elas o deputado Valmir Moretto, o comandante-geral adjunto da Polícia Militar, coronel PM Daniel Lippi Alvarenga, ao diretor Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Agnaldo Pereira de Souza, o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Juliano Chiroli, entre outros.

Na ocasião, o coordenador do Ciosp, tenente-coronel BM Rogério Quinteiro, destacou os avanços do Ciosp na atual gestão, com investimentos na radiocomunicação digital na ordem de R$ 10 milhões em 2020, atendendo Cuiabá e região Metropolitana e neste ano, com R$ 25 milhões expandido a iniciativa para mais 56 municípios mato-grossenses.

“Temos como missão dada pelo secretário Alexandre Bustamante a criação de mais quatro Ciosps regionais em Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres. Bastante trabalho pela frente. Mas hoje é dia de reconhecer o trabalho dos senhores que não medem esforços em servir à sociedade mato-grossense”, disse o coordenador do Ciosp.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here