Home Destaque Vídeos com tradução em libras auxiliam população surda em provas teóricas de...
fullinterna_2


Vídeos com tradução em libras auxiliam população surda em provas teóricas de direção

| Por


A língua portuguesa tem sido um obstáculo enfrentado pela comunidade surda no momento da realização da prova teórica de direção. Em razão dessas dificuldades, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), adequou a prova teórica com a implantação de vídeos com a tradução em libras para auxiliar a pessoa surda a conquistar a tão sonhada Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

O Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, tem visitado alguns municípios do interior de Mato Grosso, acompanhando os candidatos durante a realização da prova teórica.  No último mês, ele esteve em Sinop, Cláudia, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.

Durante as visitas, Maurício teve contato com surdos que já possuíam histórico de reprovação e procurou compreender a realidade linguística da comunidade e identificou quais adequações eram necessárias para assegurar o melhor entendimento das provas teóricas. Os vídeos com a tradução em libras têm sido constantemente aperfeiçoados, a partir de orientações da própria população surda e com o auxílio do estagiário surdo do Detran-MT, Iverson Almeida da Silva.

Candidata surda e moradora de Sinop, Tatiane Reinheimer já havia reprovado na prova teórica 12 vezes e, desta vez, conseguiu ser aprovada. “Antes eu não compreendia o significado das palavras, com a tradução, eu pude compreender de forma mais clara o significado das palavras e o contexto”, destaca.

Segundo Alison da Costa, cidadão surdo que também já reprovou algumas vezes, é importante ter um intérprete devido a variedade linguística dos sinais em todo o território nacional. “Anteriormente, a tradução era feita de forma simplória, descontextualizada, de forma mecânica e sem expressão corporal, prejudicando o entendimento. Com a presença do Maurício, a interpretação ficou mais coesa e mais clara, eu compreendi e consegui acertar as questões”, relatou.

A didática implementada pelo Detran diminuiu a taxa de reprovação da comunidade surda. Nos últimos seis municípios visitados, em outubro, a taxa de aprovação foi de 83%. Entre os surdos atendidos, apenas um candidato não conseguiu a aprovação.

“O Detran-MT tem se esforçado cada vez mais para garantir a inclusão social em seus serviços e o atendimento digno a todos os cidadãos”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

(Com supervisão de Gilia Amaral) 

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here