Home Destaque Secel recebe obras da premiação principal do 26° Salão Jovem Arte
fullinterna_3


Secel recebe obras da premiação principal do 26° Salão Jovem Arte

| Por


A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) recebeu oficialmente, neste domingo (05.12), as obras do prêmio aquisição do 26° Salão Jovem Arte. As peças ganhadoras da premiação principal são da indígena do povo Rikbaktsa, Domingas Apatso, e do artista Carlos Bosquê, e agora integrarão a coleção de arte do Estado de Mato Grosso.

Intitulada ‘Tütaratsa’, a peça de Domingas Apatso é um lindo adorno que é utilizado nas cerimônias de casamento da comunidade Rikbaktsa. A artista é a primeira indígena a receber o Prêmio Aquisição da mais importante vitrine das artes visuais de Mato Grosso.

Com estilo inquieto, provocativo e único, Bosquê foi contemplado por sua tela “Sobre o Colo do Altíssimo 3” que fala dos conflitos de questões contemporâneas. O artista, que reside em Cáceres, é graduado em pintura na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Além do Prêmio de Aquisição, a premiação do 26° Salão Jovem Arte contemplou as categorias de Pintura, Escultura/Objeto tridimensional, Fotografia, Videoarte, Grafite/Muralismo, Gravura, Desenho, Ilustração, Instalação e Performance. A lista completa dos premiados está disponível no site www.discosimaginais.com/premiacoes.

Ao todo, foram serão selecionados 63 artistas e coletivos das dez categorias das artes visuais para as exposições que ocorrem em três diferentes locais. 

No Cine Teatro Cuiabá, a exposição reservada à homenagem aos artistas em memória segue aberta até o dia 13 de dezembro; Na Galeria do Sesc Arsenal estão expostas as obras da categoria Fotografia, até o dia 23 de janeiro de 2022; Já a exposição com obras dos artistas selecionados está aberta para visitação na Galeria Lava Pés até sexta-feira (10.12).

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here