Home Destaque Secretário, engenheiro e técnicos da prefeitura de Cáceres visitam Rondonópolis para conhecer...
fullinterna_2


Secretário, engenheiro e técnicos da prefeitura de Cáceres visitam Rondonópolis para conhecer o Sanear

| Por


Uma equipe formada pelo secretário municipal de saneamento e meio ambiente, Júlio César Pereira Duarte, engenheiro sanitarista e técnicos do município de Cáceres – MT, localizada a 200 km de Cuiabá e 500 Km de Rondonópolis, visitaram o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) nesta terça (30) e quarta-feira (1º) para conhecer a gestão do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto municipal.

O diretor presidente interino, da autarquia o engenheiro Hermes Ávila de Castro fez as honras da casa, em visita a: Estação de Tratamento de Água – ETA; Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; Aterro Sanitário; Usina de Triagem de Resíduos – UTR; Desarenador (estação de captação de água no Rio Vermelho) e sede da autarquia no bairro Monte Líbano. A equipe do município mato-grossense ficou entusiasmada com o que viu na terra de Rondon.

O secretário de saneamento e meio ambiente de Cáceres, Júlio César Pereira Duarte que, representou a prefeita municipal Eliane Liberato disse que, esta visita técnica ao Sanear é de suma importância, o modelo de saneamento é idêntico a autarquia Saneamento Básico de Cáceres Águas do Pantanal que também faz parte da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento de Mato Grosso (ARIS MT), e é um serviço público.

“Vamos levar conosco as boas práticas e modelo de gestão que encontramos aqui, vocês já estão próximo da universalização do esgoto e tem água 100% tratada”. Quero agradecer e parabenizar o prefeito Zé do Pátio que, através do presidente Hermes nos proporcionou esta enorme troca de experiência que vai nos permitir fazer um trabalho de excelência para nossa população. ” Concluiu Júlio.

O assessor jurídico Dr. Alexandre Quida representou a diretora executiva da Autarquia Águas do Pantanal, Maria Aparecida Nepomuceno. 

“Em conversa com o pessoal do Sanear vi que também estão sendo implantados meios extrajudiciais e judiciais para auxiliar na cobrança. O PPE – Plano de Parcelamento Especial é muito interessante, se trata de um Refis, e ajuda o cidadão colocar em dia as pendências junto ao órgão. Vamos avaliar para implantar em nosso município. ” Afirmou Alexandre Quida. 

Hermes Ávila de Castro que  também  é presidente  da regional Centro Oeste da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae,  disse que é uma satisfação poder trocar experiencias com outros municípios.  

“Rondonópolis hoje serve de referência no Centro Oeste e, se hoje recebemos visitas de outros municípios, é resultado, uma consequência, dessa evolução que o município vem fazendo ao longo dos anos em investimentos em saneamento básico.” Completou Hermes.

Com cerca de 100 mil habitantes, Cáceres conta com o serviço de saneamento público, 85% de água tratada, cerca de 10 % de esgoto tratado, possui aterro sanitário desde 2015 e 60% dos bairros são atendidos com coleta seletiva. 

Também estavam presentes a diretora administrativa financeira Antonieta Garcete de Almeida do Sanear, e os técnicos de Cáceres, a pregoeira Cristiane Cebalho de Oliveira, o técnico de compras Antônio Carlos Mendes e o engenheiro sanitarista Giovane Batista da Silva Santos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here