Home Destaque Ato em combate à violência contra a mulher lembra vítimas de feminicídios...
fullinterna_3


Ato em combate à violência contra a mulher lembra vítimas de feminicídios em MT

| Por


Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Instituições que atuam na rede de proteção a vítimas de violência doméstica e familiar realizaram nesta quarta-feira (01.12), uma manifestação, no centro da Capital, lembrando das 41 vítimas de feminicídios ocorridos neste ano, em Mato Grosso.

A manifestação faz parte da campanha 21 dias de ativismo em combate à violência contra a mulher realizada em todo o mundo. A campanha segue até o dia 10 de dezembro.

A delegada Mariell Antonini Dias, da Delegacia da Mulher de Várzea Grande, lembra que cada vítima de feminicídio tem uma história de vida, com relatos de vida de diversos tipos de violência.

Foram penduradas em um varal peças de roupas femininas com marcas de tinta em vermelho lembrando

Participaram do ato representantes das Delegacias da Mulher de Cuiabá e de Várzea Grande, do Conselho Estadual da Mulher e parlamentares.

 

Um levantamento feito pela Polícia Civil mostra que das 78 ocorrências de homicídios de mulheres e de feminicídios registradas até outubro deste ano, 77% deles foram esclarecidos, com 60 autores identificados e 37 deles presos em flagrante ou por mandado de prisão decorrentes das investigações.

O estudo aponta que 56% das mortes ocorreram nas residências das vítimas. Já o principal meio empregado pelos autores nos crimes foi a arma branca, em 38% dos casos. O emprego desse tipo de arma chama a atenção no levantamento, em função de ser um tipo de objeto presente em todos os lares e que tem reflexos relacionados também à pandemia, em que o isolamento social foi necessário, com as vítimas mais tempo no ambiente doméstico, diferente do meio empregado em anos anteriores, quando a arma de fogo foi o principal instrumento utilizado em homicídios de vítimas femininas.

Fonte: PJC MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here