Home Cidades Guiratinga promove a 2ª Conferência Intermunicipal de Saúde Mental com a presença...
fullinterna_3

AÇÃO SOCIAL


Guiratinga promove a 2ª Conferência Intermunicipal de Saúde Mental com a presença do município de Tesouro

Os municípios estão distantes 45 Km um do outro e a integração faz parte do cronograma.

| Por Assessoria

Nesta segunda-feira (29), aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação a 2ª Conferência Intermunicipal de Saúde Mental de Guiratinga e Tesouro. Essa foi a etapa preparatória para a 4º Conferência Estadual de Saúde Mental, com o tema “A política de saúde mental como direito: pelo cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, pelo menos 150 pessoas marcaram presença.

Participaram do evento o prefeito de Guiratinga Barga Rosa; o prefeito de Tesouro João Isaack; a vice-prefeita e também secretária de Educação de Guiratinga Fátima Martini; a secretária de Administração e Ação Social Juliana Arruda (Guiratinga); a secretária de saúde de Guiratinga Rosane Nascimento e de Tesouro Elenita de Souza Santos; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Luzinete Souza Santana Silva e de Tesouro, Fabiane Favero e, representando a Igreja Presbiteriana Matheus Vieira Rios.

Para o prefeito Barga Rosa, a oportunidade de discutir mecanismos com outros municípios e construir um projeto que atenda as necessidades das pessoas que precisam dos serviços, como ocorre com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é primordial para o sucesso dos trabalhos.

“Apoio e sempre vou apoiar as atividades relacionadas ao CAPS, a gente precisa estar próximo da realidade das pessoas, sentir o que realmente é preciso para que possamos dar mais dignidades a elas, precisamos nos humanizar mais, estou á disposição para ajudar no que for possível. Esse atendimento devolve a atitude, ajuda as pessoas se relacionarem melhor, são tantos fatores que deixam as pessoas debilitadas mentalmente que só quem passa por isso sabe, vamos incentivar cada vez mais os projetos”, afirmou o prefeito.

O prefeito de Tesouro falou da importância do encontro para fomentar ações que vão definitivamente ao encontro das reais necessidades. “Estou muito feliz por interagir neste evento com nossa cidade vizinha, são dois municípios que se unem cada vez mais com o objetivo de aprofundar e melhorar as estratégias para que tenhamos saúde mental. Nós sabemos que a mente saudável nos possibilita o ajuste para lidar com as emoções, tanto positivas quanto negativas e, essas estratégias são fundamentais”, disse Isaak

A secretária de Ação Social Juliana Arruda, que também faz gestão da Secretaria de Administração parabenizou todos os participantes pelo compromisso.

“Acompanho as ações realizadas no CAPS, é gratificante participar das ações e dos projetos, estamos buscando melhorias para a pasta para que nossos clientes fiquem satisfeitos. Essa conferência vai nos proporcionar mais ferramentas para construirmos um projeto engajado e sólido”, destacou Juliana Arruda.

Pontos debatidos na Conferência foram: Cuidado em liberdade como garantia e Cidadania; Gestão, financiamento, formação, e participação social na garatia de saúde mental; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, integralidade e equidade; Impactos na Saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós – pandemia.

Emocionada a vice- prefeita de Guiratinga lembrou a luta para implantar a unidade no município no ano de 2005. “Ver todos vocês aqui reunidos hoje e debatendo conosco mecanismos para melhorar a vida da população é muito gratificante. Tivemos dificuldades para trazer para o município, na época fatores burocráticos nos impediam, mas a gente sabia a necessidade da população, fomos até o fim e aqui estamos nós, tratando de pautas para melhorar a vida do nosso povo”, pontuou Fátima.

A secretária municipal de saúde de Guiratinga agradeceu os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), parabenizou a apresentação artística dos pacientes do CAPS e ressaltou que a administração municipal tem dado todo o apoio necessário para desenvolver eventos da pasta.

“Olha como é bonito ver essas pessoas mostrando o esforço de um trabalho que é mérito total deles com essa apresentação artística, porém só é possível porque existem pessoas comprometidas com as ações. De coração agradeço a equipe SMS, os voluntários, o prefeito Barga Rosa e a secretária Juliana Arruda, bem como todos envolvidos, mas especialmente a todos as pessoas que são atendidas por confiarem no CAPS”, agradeceu Rosane.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here