Home Destaque Novos Cavalheiros de Aço da PM fortalecem o motopatrulhamento tático em MT
fullinterna_3


Novos Cavalheiros de Aço da PM fortalecem o motopatrulhamento tático em MT

| Por


A Polícia Militar de Mato Grosso formou, nesta quinta-feira (25.11), 32 novos “Cavalheiros e amazona de Aço” no 3º Curso de Motopatrulhamento Tático, na Capital. A solenidade de formatura foi realizada na sede da 24ª Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), no bairro Jardim Leblon. 

Dos 69 policiais que entraram para cursar a capacitação de motopatrulhamento tático da PM, apenas 32 chegaram à reta final. Foram mais de 90 de instrução, policiais militares dos Estados de Mato Grosso, Acre, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Roraima puderam obter conhecimentos teóricos e práticos sobre o diferencial de atuação do policiamento ostensivo por meio do uso de motocicletas.

O comandante-geral da PMMT em exercício, coronel Daniel Lipi Alvarenga, destacou a importância de os policiais concluírem da formação técnica policial que oferece um tempo-resposta nas ocorrências, agilidade essencial para salvar vidas e combater a criminalidade. “É um momento importante que deve ser celebrado entre vocês alunos e familiares, pois é uma missão de grande responsabilidade concluir essa formação”, afirmou o coronel.

Primeira Amazona de Aço de Mato Grosso e terceira do Brasil, a policial militar soldado Andreza Luz Souza, do 5º Comando Regional de Barra do Garças, conta que as mulheres podem conquistar papéis importantes e pioneiros na tropa, ela relata que o curso lhe exigiu ainda mais força e resistência de aprimorar para combater a criminalidade por meio da utilização da motocicleta.  “Eu já pilotava motocicleta, mas na capacitação, tive de buscar ainda mais resistência e força para ultrapassar as adversidades e agora comemoro mais essa vitória profissional”, conta a soldado. 

O número 1 do curso, soldado Daniel da Silva Alves, trabalha na unidade da Polícia Militar na cidade de Primavera do Leste, ele conta que o mais desafiador do curso é deixar a família e vir para Capital. “Saímos da zona de conforto para buscar esse aprimoramento técnico, eu já atuo no RAIO em Primavera e agora serei um multiplicador de conhecimento para fortalecer o motopatrulhamento tático no município”, afirmou o militar.  

O curso coordenado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT( Deip) foi promovido pela equipe da 24ª Cia PM RAIO em Cuiabá. O comandante da unidade, tenente-coronel Wesmensandro Auto Rodrigues conta que o policiamento tático, de segundo nível, tem habilidade de patrulhar, entrar em ambientes em que o policial a pé ou na viatura não conseguem entrar em segurança durante o atendimento. 

O policiamento especializado com motocicleta por meio das unidades Raio e CAR já fortalecem as seguranças desenvolvidas pelas equipes da PM nas cidades de Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, Sinop, Cuiabá, Barra do Garças.

Participaram do ato solene de formatura, subchefe de Estado Maior Geral, Carlos Eduardo Pinheiro, o comandante do 1º Comando Regional, coronel Esnaldo de Souza Moreira e outras autoridades militares e civis.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here