Home Destaque Rondonópolis realiza vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado
fullinterna_1
fullinterna_2


Rondonópolis realiza vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado

| Por


Rondonópolis terá, neste sábado (27), o “Dia D” da Campanha  Anual de Vacinação Antirrábica, a “raiva animal”, uma “doença sem cura”. A Prefeitura, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), disponibilizará 78 pontos de aplicação da vacina para cães e gatos, atendendo todas as regiões da cidade. 

O serviço de  imunização contra raiva animal é gratuito e tem como meta vacinar mais de 32 mil cães e  gatos no município. O horário de atendimento será das 8h às 17h. Após este sábado, a vacina antirrábica em Rondonópolis ficará disponível apenas na  UVZ,  das 7h às 11h  e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Maria Suely Alves dos Santos, coordenadora da campanha no município, informa que devem ser vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. Ela ressalta que a vacinação antirrábica é importante para garantir a saúde do animal de estimação e evitar a ocorrência de casos da doença na cidade. 

Reforça, então,  que por isso  é muito importante ter adesão da população para diminuição dos riscos de contágio e disseminação do vírus rábico em animais domésticos, consequentemente, contribuindo para a proteção e segurança das famílias. 

“Pedimos aos proprietários que não deixem de vacinar seus animais de estimação. É extremamente importante a participação de todos nesta campanha para o controle da doença. A raiva animal mata”, frisa a coordenadora  da campanha em Rondonópolis, acrescentando que está programado para o ESF CAIC, às 8h, a abertura oficial em Rondonópolis do “Dia D”. 

Maria Suely observa que a meta este ano para Rondonópolis é de vacinar durante a campanha 26.750 cães e 5.360 gatos, totalizando 32.110 desses bichos a partir de três meses de vida, inclusive as fêmeas prenhes e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação e é a principal forma de prevenção e controle da raiva.

Para realizar a imunização dos animais de estimação, a recomendação é para que os tutores dos animais adotem algumas medidas de segurança, como levar os cães na guia e com focinheira e os gatos em caixas, para evitar fugas.

A DOENÇA

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral grave que pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada ou mucosas.

A doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais. A vacina é a única forma de evitar a enfermidade e a recomendação é de que seja administrada uma vez por ano.

ORIENTAÇÕES

Quando for agredido por cão ou gato, mesmo se ele estiver vacinado contra raiva, tomar as seguintes providências:
– Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão.
– Procurar com urgência a Unidade de Saúde mais próxima.
– Não matar o animal e, sim, deixá-lo em observação por 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de Raiva.
– Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente à Unidade de Saúde.
– Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here