Home Destaque Escritório Regional de Saúde de Sinop promove curso em urgência e emergência...
fullinterna_3


Escritório Regional de Saúde de Sinop promove curso em urgência e emergência psiquiátrica

| Por


O Escritório Regional de Saúde de Sinop, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove um curso em urgência e emergência psiquiátrica. Profissionais de diversas áreas que trabalham em 14 municípios localizados na região do Tele Pires, Norte do Estado, podem participar até sexta-feira (26.11).

A capacitação é oferecida em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-MT), o Núcleo de Educação Permanente do CIAPS Adalto Botelho, a Comissão de Residência Medicam, a Comissão Intergestores Regional (CIR) e a Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES).

O curso é dividido entre atividades teóricas e práticas. Parte do conteúdo será ministrado pela plataforma Zoom da ESP-MT e as aulas presenciais contarão com turmas de 30 profissionais. As aulas presenciais serão realizadas no auditório da Unifasipe Aquarela das Artes, em Sinop.

O curso conta com a participação de mais de 150 alunos, que atuam em Secretarias Municipais de Saúde, no Corpo de Bombeiros, na Polícia Militar e em instituições de ensino como a UFMT, a Unifasipe e Unic. Todos os participantes irão receber certificado pela Escola de Saúde Pública.

A secretária executiva da CIES do Teles Pires e responsável técnica pela Educação do Escritório Regional de Sinop, Iraci Contro Boni, comenta que essa capacitação é a realização de um sonho.

“É um sonho desde 2015, quando [esse curso] constou como prioridade no Plano Regional de Educação Permanente em Saúde Teles Pires. Em 2016, realizamos uma capacitação que contou somente com a parte teórica. Novamente foi impulsionada em 2021, com o início das reuniões virtuais do Grupo Condutor Regional da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). Houve a elaboração do projeto de forma conjunta, tendo desfecho nessa última semana de novembro 2021, com a participação de mais de 150 profissionais”, explicou Iraci.

A representante do CIES ainda destaca importante participação do CIAPS Adauto Botelho, que envolveu uma grande equipe, e da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, que apoiou a iniciativa.

A diretora do ERS de Sinop, Elaine Morita, enfatiza que “só é possível realizar grandes eventos na região com o comprometimento da equipe técnica e o envolvimento dos gestores municipais de saúde da Teles Pires, que não medem esforços para avançar na condução de uma política pública de saúde condizente com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here