Home Destaque Prefeitura cria Memorial às vítimas da Covid-19
fullinterna_3


Prefeitura cria Memorial às vítimas da Covid-19

| Por


A Prefeitura de Rondonópolis por intermédio das Secretaria de Meio Ambiente e Saúde e em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente SEMA-MT, JUVAM – Juizado Volante Ambiental, Ministério Público, Polícia Militar Ambiental e demais parceiros da sociedade organizada, criaram oficialmente neste sábado (20) o “Memorial André Sabino” plantando uma árvore para cada uma das 942 vítimas da Covid-19 durante a pandemia do coronavírus no município.

O Memorial André Sabino leva o nome do ex-servidor público, enfermeiro e ex coordenador do SAMU, que faleceu vítima da Covid 19, foi construído em um espaço de 10 mil m² em uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada às margens da Avenida Contorno Sul, na Quadra 44 do bairro Vila Rica. 

O local que até bem pouco tempo abrigava uma ocupação irregular, foi desocupado e revitalizado, com a recomposição da vegetação e plantio de árvores de diversas espécies, nativas, entre elas: ingá, jatobá, jacarandás, angico, aroeira, incluindo ipês de várias cores, e tendo inclusive, recebido um cercamento completo da área com alambrado onde foram investidos R$ 280 mil de recursos públicos. O Viveiro Municipal da Secretaria de Meio Ambiente produziu as mudas e doou ao projeto. 

Diversas pessoas ligadas a ONGs locais, representantes do Juvam, do MPE, da PM Ambiental, de clubes de serviços como Lions e Rotary, bem como moradores da região estiveram ajudando a plantar as árvores no memorial.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Leandro Leite, “o projeto Homenageando Vidas, não apenas em tributo as pessoas vítimas da Covid, mas também tem um cunho de preservação ambiental importante, quando revitaliza uma área de APP como esta e preserva uma importante nascente do Córrego do Poço, que estava ameaçada com a ocupação irregular” explicou.

 Leandro adiantou ainda que em breve a secretaria vai nomear e identificar com placas cada árvore plantada, com os nomes de cada uma das 942 pessoas falecidas com a Covid-19 em Rondonópolis, para que familiares e amigos possam prestar homenagens póstumas no memorial.

O diretor da SEMA-MT, Ailton Fonseca, esteve no ato representando a secretária Mauren Lazzaretti e falou da ideia de criação desse projeto pela Secretaria de Meio Ambiente, para todo o estado de Mato Grosso, onde Rondonópolis foi a primeira cidade do Estado a criar o memorial às vítimas da Covid, ajudando ainda outros 16 municípios da região Sudeste com a doação de mais de mil mudas.

Participaram da ação de plantio, o Secretário de Meio Ambiente, Leandro Leite, o Representante da SEMA-MT Ailton Fonseca, o comandante da 2ª Cia de Polícia Militar Ambiental tenente-coronel PM Renato Carneiro Macedo, Elza Maria Gonçalves do Prado, representando o juizado Volante Ambiental,  Marcelo Baia do Moto Clube Caveiras do Cerrado; ONG – Protetores das Águas Rondonopolitanas, Lions e Rotary e moradores da região.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here