Home Destaque Prefeitura abre comemorações alusivas a Semana da Consciência Negra
fullinterna_3


Prefeitura abre comemorações alusivas a Semana da Consciência Negra

| Por


A Prefeitura Municipal por intermédio das Secretarias de Promoção e Assistência Social e de Cultura, abriram as comemorações alusivas à semana da Consciência Negra em Rondonópolis. O evento que reuniu autoridades municipais, e representantes do Conselho da Igualdade Racial, aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), nas dependências do Centro de Artes e Esportes Unificados – a Praça CÉU, localizada nas imediações dos residenciais: Sitio Farias, Margaridas e Parque das Rosas.

Na abertura do evento, foram apresentados ritmos de batuque e danças com ritmos de origem africana, bem como, a capoeira, executadas por crianças da comunidade, integrantes do grupo ARADAC – Associação Rondonopolitana de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira, liderada pelo Mestre Edmilson Cuiabano. Ao final das apresentações foi servido um café da manhã com café, lanches, frutas e sucos.

Todavia, durante a semana, o evento vai disponibilizar a apresentações de vídeos temáticos desfiles de moda com jovens e adolescentes das comunidades vizinhas, bem como, danças, exposições de artes e apresentações culturais diversas. Além, de diversão esportiva, com jogos de quadra e salão, oferecidos na Praça CÉU.

De acordo com o Secretário de Cultura do Município, Pedro Augusto Araújo, o encerramento das comemorações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, vai se dar nas dependências do Parque Ecológico Escondidinho, durante o próximo sábado dia 20.

Nesse sábado (20), as comemorações deverão se estender por todo o dia, e vão envolver diversas pastas da administração bem como as comunidades de mais de 10 bairros circunvizinhos.

A Secretária de Promoção e Assistência Social Iriana Cardoso, falou sobre a importância dessas comemorações para as comunidades: “estas celebrações e comemorações são importantes porque nós queremos mostrar para as comunidades e para as nossas crianças, o valor de sermos diferentes. Mas, com o mesmo valor de um ser humano! Nós somos todos iguais perante Deus, e as crianças têm que ter esse entendimento. Pois quando nós mostramos as suas culturas, e o seu valor na sua totalidade, nós começamos a respeitar; não importa a religião, não importa o credo, a raça, e cor. E é diferente de você seguir uma religião e não respeitar a outra. Nós temos que respeitar todos os diferentes na sua igualdade perante Deus. Então, nós pretendemos aqui mostrar a cultura do povo negro, e esse valor que tem cada cultura e o seu momento de diversidade”, pontuou a secretária.

Para o Secretário de Cultura Pedro Augusto Araújo, as celebrações da Semana da Consciência Negra são importantes porque representam o resgate de um problema antigo, mas, ao mesmo tempo, muito atual, que é a questão da conscientização, do trabalho de tentar mitigar o problema do racismo e a discriminação que infelizmente, ainda temos muito no Brasil. Então nós lembramos muito desse povo que por muitos anos contribuiu e contribui muito para a construção desse país, e de forma muitas vezes indigna; e isso é bom sempre lembrar! A gente lembra dos Judeus, porque não temos que lembrar dos negros, esse povo que tanto ajudou a construir esse povo e esse país, pois cada um de nós tem um pouco de índio, de negro e de branco, nessa miscigenação racial que criou o valoroso povo brasileiro”, pontuou o secretário. 

A Primeira-Dama Neuma de Moraes representou o prefeito Zé Carlos do Pátio na abertura das comemorações da Semana da Consciência Negra e também falou sobre a importância de fomentar na sociedade e nas comunidades o despertar dessa consciência antirracismo: “é fundamental! Hoje a gestão municipal está dando início às comemorações da Semana da Consciência Negra, onde nós temos que resgatar esse momento; e eu vejo como um dia de luta! Onde nós temos que estar resgatando esses valores culturais que fazem parte da nossa história. A cultura africana veio quase que junto com os portugueses para o Brasil; então cada um de nós temos um pouquinho da cultura africana e temos que respeitar essa cultura da qual todos nós fazemos parte e temos um pouco em nós. Por isso nós não podemos deixá-la à margem da sociedade; nós temos que trazê-la e mostrá-la para a sociedade, para que as pessoas não discriminem, não desvalorizem e não tenham preconceito ou racismo, e o mais importante; as pessoas se valorizem e se orgulhem de ser negros e ter contribuído com a construção da cultura do nosso povo brasileiro”, pontuou. 

E foi além quado afirmou: “a gente precisa nesse momento, estar fomentando estas atividades, e pontualmente nesta semana, onde até o dia 20, serão realizados diversos eventos proporcionados pela gestão, nós estaremos trabalhando esta conscientização. Penso que ela deveria acontecer o ano todo, mas, tiramos especialmente este momento para fazer este ‘pincelar’, e não deixar morrer e possamos fortalecer essa consciência, de que discriminar, não faz parte da nossa sociedade”, declarou Neuma Moraes.

A primeira Dama reiterou ainda o grande legado da gestão José Carlos do Pátio, que tem um olhar especial voltado para toda a sociedade, mas com mais ênfase, para as comunidades mais carentes de trabalhadores. 

Para ela, a gestão municipal trabalha para humanizar as ações sociais criando desenvolvimento social, cidadania e qualidade de vida, bem como acessibilidade para as pessoas, através da cultura, da arte da dança, da música, da alimentação, preservando costumes, e não deixando morrer esses valores culturais que fazem parte da cultura multirracial do povo brasileiro.

Vale destacar todavia, a inédita participação do secretário Pedro Augusto e do vereador Oseias Reis, que abrilhantaram o evento ensaiando e executando passos de capoeira, que acabaram surpreendendo a todos os presentes pela agilidade e sincronia.

Prestigiaram o evento, a Primeira-dama Neuma de Morais, a Secretária de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso, o Secretário de Cultura Pedro Augusto Araújo, o Presidente do Conselho da Igualdade Racial Wagner Santos, o Vice Prefeito Aylon Arruda, os vereadores Dr. Jonas e Oseias Reis, Adriano representando a Secretaria de Educação, Professor e Presidente da Liga de Judô, Robério Libânio, bem como, moradores de diversas comunidades circunvizinhas à Praça CÉU.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here