Home Destaque Sema participa de webinar sobre financiamento de ações de educação ambiental
fullinterna_3


Sema participa de webinar sobre financiamento de ações de educação ambiental

| Por


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participará de webinar nesta quarta-feira (10.11), das 10h às 12h, promovida pelo Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA). Os assuntos principais serão a importância de financiar a educação ambiental nos territórios, formas de propor projetos de ação local, por meio da filantropia comunitária, e a força da educação ambiental na participação da sociedade na política pública.

A live terá como convidadas a Superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, a coordenadora de criação do mecanismo financeiro para educação ambiental em Mato Grosso, Semíramis Biasoli, e a Coordenadora Executiva da Rede Filantrópica para Justiça Social, Graciela Hopstein.

O encontro virtual vai envolver formas de doação, que hoje estão sendo realizadas por importantes fundos nacionais com apoios internacionais.  “Pretendemos abordar outras formas de doação como a filantropia comunitária, que tem uma forte atuação de mobilização de recursos a partir de propostas locais com financiadores locais e com possíveis apoios  internacionais,  além de mostrarmos também a experiência de Mato Grosso” afirma Semíramis Biasoli, secretária-geral do FunBEA.

PARCERIA

O governo de Mato Grosso, por meio da Sema, é parceiro do FunBEA para o financiamento de projetos de educação ambiental. A iniciativa inovadora identifica fontes de recursos, regras e procedimentos para projetos socioambientais públicos e privados com atuação nos municípios, Unidades de Conservação e Bacias Hidrográficas.

Uma das etapas do trabalho foi o processo formativo por meio do “Curso de Formação em Educação Ambiental e o Universo do Financiamento”. Uma das metas da qualificação foi apoiar a construção do financiamento local, identificando possíveis recursos, levantando demandas  de projetos e conectando organizações sociais às fontes financiadoras.

De acordo com Ligia Maria Ortega, tutora do curso,  existe muita vontade de atuação das instituições com bons projetos sendo realizados. “A dificuldade se dá mais pela fragilidade na elaboração de propostas e em como acessar os recursos”.

As propostas foram apoiadas pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente e outras instituições como o Ministério Público Estadual, Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia).

“Estamos avançando na criação do mecanismo, definindo linhas de financiamento e a forma de repasse”, declara Vânia Montalvão, Superintendente de Educação Ambiental da Sema.

*Com informações da Assessoria FunBea 

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here