A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) junto com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra (SEAPA), trabalham em parceria para viabilizar mudas de café a produtores da cidade. Serão 30 mil mudas que estarão prontas para entrega em 110 dias.
As estacas de café clonal foram passadas para os saquinhos na semana passada e continuam sendo acompanhadas pelos técnicos da Empaer Welington Procópio e Carlos Coimbra, no Campo Experimental, durante este período de produção das mudas.
O extensionista da Empaer, Leonardo Diogo Ehle Dias explica que a parceria com a secretaria foi iniciada há três anos. As estacas foram adquiridas pela SEAPA que comprou de um vendedor credenciado de Rondônia. “Logo que chegaram foi montada uma força-tarefa e as estacas plantadas. Agora é acompanhar o desenvolvimento, controle de pragas e a irrigação para serem entregues assim que estiverem prontas”.
Leonardo destacou também que junto ao processo, os produtores do município interessados estão recebendo a visita da equipe da Empaer e da secretaria. “É preciso ter aptidão e capacidade. Uma das características para se produzir café um bom sistema de irrigação, possibilitando atingir alta produtividade. Além da assistência técnica do manejo do solo, adubações e outras situações pertinentes”.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Rio, também reforçou que a parceria tem feito toda diferença. Ele destacou que a cidade passou por uma crise hídrica e precisou se adequar em vários fatores.
“A orientação da Empaer foi de suma importância. Agora é trabalhar para evitar novos problemas. Com o fim da estiagem e início das chuvas esperamos que as mudas desenvolvam e logo passamos disponibilizar aos produtores da cidade que estão aguardando”.
Nos anos de 2019 e 2020 já foram disponibilizados 50 mil mudas de café clonal em Tangará da Serra, sendo uma parte junto a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF).
Foto: Empaer