Home Destaque Com parceria de instituições curso forma novos operadores de empilhadeira na região...
fullinterna_3

CAPACITAÇÃO


Com parceria de instituições curso forma novos operadores de empilhadeira na região sul

| Por Assessoria

Uma parceria entre Sindicato Rural de Rondonópolis, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT), promoveu entre os dias 25 e 28 de outubro um curso de capacitação para operação de empilhadeira, seguindo normas da legislação vigente.

Na oportunidade, um grupo de 13 colaboradores de fazendas da região e pessoas da comunidade interessadas em se capacitar participaram do curso com 32 horas de aulas teóricas e práticas na sede do IMA-MT, em Rondonópolis. Entre eles, o morador de Itiquira, no distrito de Garça Branca, Fernando Augusto Pereira dos Santos que destacou a qualidade do curso e disse que será um diferencial muito grande para aqueles que o fizeram na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Expandiu o campo de horizontes para novas oportunidades, sem dúvidas, com a capacitação o aluno fica bem mais preparado para se candidatar para um emprego de operador de empilhadeira, em um setor muito competitivo”, destacou.

O mobilizador do Sindicato Rural de Rondonópolis, Fábio Borges, explica que este tipo de curso é tão concorrido que só é possível por meio das parcerias entre as instituições, como no caso da APROSMAT, IMA MT E SENAR.  “Já disponibilizamos este mesmo curso em outras ocasiões que estes parceiros, com os resultados foram excelentes onde as pessoas que fizeram o curso vão até o sindicato para agradecer, pois conseguiram depois do curso uma vaga no mercado de trabalho Assim é uma parceria que gera resultado e é muito gratificante”, finalizou.
A APROSMAT é um dos parceiros no projeto de capacitação de profissionais para o setor do Agro, e segundo o Diretor Executivo da Associação Jefferson Aroni, mais cursos para a área devem ser disponibilizados nos próximos meses. “Um dos objetivos da APROSMAT é trazer qualificação junto aos nossos associados por meio destes cursos. Esse curso de operador de empilhadeira é uma iniciativa nossa e também dá início a uma nova fase da parceria com o Sindicato Rural de Rondonópolis, SENAR MT e o IMA MT e teremos novos treinamentos com instrutores capacitados nos próximos meses”, destacou.

O conteúdo programático do curso de operador de empilhadeira contemplou as Normas regulamentadoras da atividade: NR 11 e NR 6, como: Segurança e saúde no trabalho (utilização de EPI e EPC), conceito e histórico da Empilhadeira, componentes da empilhadeira, ponto de apoio, implementos (acessórios), classificação dos tipos de empilhadeiras, direção e articulação da máquina, deslocamento, movimentação e estacionamento, equilíbrio da carga conforme a empilhadeira, tabela de carga da máquina, equilíbrio frontal e lateral da máquina, centro de gravidade da máquina, ponto de equilíbrio da máquina e centro da carga, simbologia, transporte, empilhamento e desempilhamento da carga e Regras de circulação e cálculo de corredor.

Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here