O CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) Luz D’Yara realizou um passeio ao Centro de Eventos Vieira, localizado numa chácara próxima da cidade, com o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Recanto dos Idosos.
Na oportunidade, mais de 50 pessoas participaram das atividades realizadas durante toda a manhã. O passeio foi acompanhado pelos profissionais do CRAS e teve como objetivo proporcionar ao grupo um dia diferente de lazer e também estimular o convívio em grupo.
A programação do passeio iniciou com um café da manhã, depois teve roda de conversa com equipe da saúde do idoso da Secretaria Municipal de Saúde, assim como foi feita também a aferição de pressão e a glicemia.
Na sequência foram realizadas várias atividades recreativas com educadores físicos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, como jogos pedagógicos, dinâmicas, banho de piscina e baile animado pelo trio Renato, Rony do Forró e e Edmilson.
Também teve, fechando o passeio, um momento cultural com declamação de poesias e interação musical e sorteio de brindes integração social, roda de conversa, trocas de experiências e a prática de atividades físicas.
A secretaria municipal de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso, destacou que atividades como esta estimulam o convívio social, que é dos objetivos dos trabalhos realizado pelo serviço.
“O passeio foi um momento recreativo em que os participantes puderam vivenciar atividade de lazer, a socialização e a troca de experiências, contribuindo assim para o fortalecimento de vínculos entre eles e permitindo aos integrantes do grupo maior satisfação e qualidade de vida”, destacou a secretária. Os idosos atendidos pelo SCFV são aqueles com idade igual ou superior a 60 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
COMPARTILHAR
O Grupo de convivência do CRAS têm como objetivo compartilhar alegrias, tristezas e conhecimentos, trabalhar a autonomia e a independência, propiciando suporte bio-psíco-emocional e motivador para esta etapa da vida.
Ao participar de grupos, os idosos trabalham sua autoestima e alegria de poder estar com as outras pessoas em um espaço social, no qual podem realizar diversas atividades e ao mesmo tempo conversar, sorrir, dançar, desenvolver habilidades e competências, fortalecer laços e fazer novas amizades.
SOBRE OS CRAS
Localizados em áreas de vulnerabilidade social, os CRAS atuam com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando fortalecer dos convívios sócio familiar e coletivo. Atualmente, Rondonópolis conta com sete CRAS distribuídos pela cidade. O equipamento faz parte da rede socioassistencial da Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.
INSCRIÇÃO
A Secretária Iriana observa que todos os setes CRAS da cidade contam com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Quem tem interesse de participar pode procurar uma das sete unidades mais próximas de sua casa para se inscrever”.