Decidir um caminho a seguir, traçar objetivos e persegui-los até atingi-los é um dos desafios a serem encarados por adolescentes que, nessa fase da vida, veem diante de si uma estrada longa a caminhar. Pensando em lhes apresentar a imensidão do mundo e os locais em que eles podem desempenhar papéis sociais por meio dos quais vão assumir responsabilidades e realizar sonhos, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) realiza, com os integrantes do Grupo Primeiro Emprego, Juventude e Sociedade dos diversos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), uma visita a uma instituição de trabalho para que eles conheçam seu funcionamento e vejam os profissionais desempenhando seus ofícios.
“Esse é um grupo que existe em todas as unidades de Cras da cidade e é composto por estudantes de escolas públicas de Rondonópolis. A cada semestre elegemos um espaço público para levá-los. A ideia é, ao conhecerem os vários órgãos da cidade, despertar nesses meninos e meninas o desejo de, um dia, atuarem em um deles e assumirem uma função por meio da qual vão contribuir com a sociedade”, comenta a secretária de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso. Desta vez, a escolha do grupo do Cras Iguaçu para o tour recaiu sobre a Prefeitura de Rondonópolis e, na tarde dessa quarta-feira (27), nove participantes com idades de 15 a 17 anos conheceram algumas secretarias do Paço Municipal, como a de Habitação e Urbanismo (Sehau), de Receita (Semur), de Comunicação, de Gestão de Pessoas, entre outras. A realização da visita foi uma parceria entre a Sempras e a Secretaria Municipal de Administração (Semad).
“Além de dar um fôlego a eles quebrando a rotina do dia a dia, por muitos desses jovens virem de realidades periféricas, queremos que, ao visitarem esses lugares, percebam que podem ser aceitos nesses ambientes e inseridos na sociedade. Basta que se capacitem para isso”, observa o assistente social e técnico de referência do grupo, Cássyo André Sonda, que acompanhou os jovens durante a visita. Ele ainda esclarece que um dos objetivos do Cras, ao acolhê-los no Grupo Primeiro Emprego, Juventude e Sociedade, é prepará-los para a vida. “A intenção é dar a eles formação, desenvolvimento humano e inserção social para que, ao saírem do grupo, eles estejam já ocupando uma vaga no mercado de trabalho ou em uma instituição de ensino técnico ou superior”, ressalta.
Ezequiel Vertano, de 16 anos, se identificou com a Secretaria de Habitação e Urbanismo. “Achei interessante ver os engenheiros trabalhando sobre os projetos das ruas da cidade”, diz o rapaz. Outra que aproveito a jornada foi Ana Clara Alves de Araújo, que, aos 16 anos, já é bem enfática sobre suas preferências: “Adorei o Departamento de Comunicação, que é onde tem o jornalismo, pois sou apaixonada por notícias e gosto muito de tirar fotos”.
Para a gerente do Departamento de Administração Geral, Crisley Sabrina Leitão, que ciceroneou os jovens, esse momento foi uma ótima oportunidade de mostrar aos jovens a realidade da Gestão Municipal. “Foi um prazer apresentar cada setor da Prefeitura mostrando a eles que a Administração Municipal funciona como uma engrenagem integrada onde cada repartição cuida de uma área como saúde, educação, habitação, urbanismo, impostos, por exemplo, para que eles notem que é aqui que, com o desempenho de cada uma das peças que são as secretarias, se faz girar a cidade para atender a população”, compartilha ela.
Coroando o passeio, antes de partirem, os estudantes foram recebidos pelo prefeito José Carlos do Pátio em seu gabinete, quando ouviram dele, não apenas sobre a função de líder do Executivo, mas também a respeito da importância e responsabilidade das decisões tomadas para administrar uma cidade. O gestor ainda levou-os para conhecer a sala de reuniões, onde são debatidos temas fundamentais para definir as ações a serem implementadas no município.