Um workshop realizado em Rondonópolis marcou a abertura da segunda fase do projeto do PlanificaSUS Mato Grosso. O evento aconteceu de forma híbrida, com transmissão e participações via internet, e reuniu secretários de saúde de 19 municípios da região Sul do Estado para dar um novo passo no projeto de planificação da Atenção à Saúde.
Vinícius Amoroso, secretário de saúde de Rondonópolis recepcionou os colegas secretários dos municípios vizinhos e toda equipe técnica que trabalha em torno do PlanificaSUS MT. E afirmou que foi uma decisão da atual gestão fazer um trabalho estratégico junto a saúde básica, seguindo os critérios de quem já é referência em desenvolver esse projeto.
Durante a abertura do workshop Vinícius Amoroso destacou que Rondonópolis está pronta para começar essa nova fase de execução do PlanificaSUS. O líder da pasta da saúde disse que está trabalhando forte em conjunto com sua equipe técnica para fazer do município referência para Mato Grosso, até do Brasil, na gestão desse projeto.
O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, participou do evento por videoconferência e reiterou a importância histórica para Mato Grosso com o início da segunda fase do PlanificaSUS MT que pretende fortalecer os macroprocessos da Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada, entre outros processos.
O workshop contou com a palestra do professor Eugênio Vilaça Mendes que discorreu sobre o papel da atenção primária à saúde e da atenção ambulatorial especializada na organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS. Também participaram do evento o coordenador nacional do PlanificaSUS Márcio Paresque, a assessora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Maria José Evangelista, dentre outros convidados.