O Governo de Mato Grosso lançou, nesta segunda-feira (25.10), a licitação para contratar empresa que ficará responsável por executar as obras de ampliação da Avenida Parque do Barbado. O novo trecho da avenida tem 700 metros de extensão e ligará a Avenida Arquimedes Pereira Lima até a Avenida das Torres, margeando o Córrego do Barbado no bairro Pedregal.
Além da implantação da avenida em pista dupla, o projeto prevê a canalização do Córrego no trecho indicado, além de calçamento, drenagem, sinalização, iluminação e a implantação de uma ciclovia em concreto. A obra está orçada em R$ 13.814.247,28, em recursos próprios do Governo e do Fethab.
Quando finalizada, a Avenida Parque do Barbado será a principal ligação direta entre as avenidas das Torres e Fernando Corrêa da Costa. A via irá facilitar o acesso à ponte Sérgio Motta para moradores de várias regiões de Cuiabá, além de melhorar a mobilidade da região do Coxipó.
“Essa obra vai melhorar a mobilidade urbana e será importante para a qualidade de vida da população. A canalização do Córrego do Barbado vai garantir mais saneamento para os moradores da região, prevenindo enchentes e promovendo a saúde de todos”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.
A licitação será realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação, do tipo de menor preço, e em lote único. As propostas serão abertas no dia 18 de novembro, às 8h, na sala de licitações da Sinfra-MT. A partir da emissão da ordem de serviço, a empresa vencedora terá 270 dias de prazo para executar as obras.
Obras em Cuiabá
A extensão da Avenida Parque do Barbado é um dos investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso na Capital.
O Estado investe atualmente na restauração da MT-251, estrada que liga Cuiabá até Chapada dos Guimarães, na restauração da trincheira Jurumirim e em uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá, ligando os bairros Parque Atalaia e Parque do Lago e na pavimentação da Avenida Mário Palma. Além disso, o Governo está construindo dois novos hospitais em Cuiabá, o Hospital Central na região do Centro Político e o novo Hospital Universitário Júlio Muller, na MT-040 entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger.
A atual gestão também finalizou obras como a primeira parte da Avenida Parque do Barbado e do Centro de Treinamento da UFMT. Recentemente, o Governo anunciou que vai pavimentar a MT-400, conhecida como antiga Estrada da Guia.
Em breve o governo deve licitar a restauração da Avenida Arquimedes Pereira Lima, cujo projeto está pronto e aguarda trâmites internos.
As obras fazem parte do programa Mais MT, o maior programa de investimentos públicos da história de Mato Grosso, lançado pelo governador Mauro Mendes. Apenas para o eixo de infraestrutura estão previstos investimentos de R$ 4,73 bilhões.