Home Destaque Mutirão de serviços para as mulheres terá exames e orientações de saúde...
fullinterna_3

PREVENÇÃO


Mutirão de serviços para as mulheres terá exames e orientações de saúde na Praça dos Carreiros

Exames gratuitos de mamografia e à prevenção ao câncer de colo de útero, consultas e orientações de saúde para o público feminino estarão disponíveis neste sábado (9), na Praça dos Carreiros, centro de Rondonópolis. A ação ocorrerá das 7h às 17h e integra o mutirão de oferta de serviços para as mulheres, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade Móvel de Saúde da Mulher Anjos da Estrada. A unidade móvel é uma carreta toda equipada com uma clínica que dispõe de uma estrutura completa necessária para realizar de mamografia , além de preventivo (Papanicolau), consultas e procedimentos ginecológicos. "Esta parceria ajudará a diminuir a fila de espera de mamografia, por exemplo, que foi gerada pela suspensão de serviços em decorrência da pandemia da Covid-19", comentou a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, a enfermeira Magda Soares. Ela observa, no entanto, que os exames de mamografia serão realizados somente em paciente encaminhadas via Central de Regulação. "As mamografias não serão de porta aberta". Além de exames de mamografia e preventivos, na unidade móvel o público feminino também terá acesso a orientações e outros serviços, como o encaminhamento para laqueadura pela equipe de Planejamento Familiar da secretaria municipal de Saúde. "As mulheres poderão ainda atualizar o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) e contarão também com consultas médicas e a realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite e triagem odontológica", acrescenta Magda.

| Por Redação

Exames gratuitos de mamografia e à prevenção ao câncer de colo de útero, consultas e orientações de saúde para o público feminino  estarão disponíveis neste sábado (9), na Praça dos Carreiros, centro de Rondonópolis.

A ação ocorrerá das 7h às  17h e integra o mutirão de oferta de serviços para as mulheres, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade Móvel de Saúde da Mulher Anjos da Estrada.

A unidade móvel é uma carreta  toda  equipada com uma clínica que dispõe de uma estrutura  completa necessária para realizar de mamografia , além de  preventivo (Papanicolau), consultas e procedimentos ginecológicos.

“Esta parceria ajudará a diminuir a fila de espera de mamografia, por exemplo, que foi gerada pela suspensão de serviços em decorrência da pandemia da Covid-19”, comentou  a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, a enfermeira Magda  Soares.

Ela observa, no entanto, que os exames de mamografia serão realizados somente em paciente encaminhadas via Central de Regulação. “As mamografias não serão de porta aberta”.
Além de exames de mamografia e preventivos, na unidade móvel o público feminino também terá acesso a orientações e outros serviços, como o encaminhamento para laqueadura pela equipe de Planejamento Familiar da secretaria municipal de Saúde.

“As mulheres poderão ainda atualizar o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) e contarão também com consultas médicas e a realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite e triagem odontológica”, acrescenta Magda.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here