Home Editorias Mato Grosso Secretário destaca união do Governo Federal, Estadual e do município no avanço...
fullinterna_3


Secretário destaca união do Governo Federal, Estadual e do município no avanço da educação

| Por


Durante a semana de atividades do Ministério da Educação em Mato Grosso, na cidade de Rondonópolis, o ministro Milton Ribeiro e o secretário Alan Porto inauguraram a primeira Usina Fotovoltaica da Universidade Federal de Rondonópolis e participaram da solenidade de posse da gestão acadêmica na última quinta-feira (30.09).

O secretário Alan Porto parabenizou a criação da usina e reafirmou a importância do desenvolvimento da educação superior em Rondonópolis. “Vejo aqui uma belíssima estrutura, um ótimo trabalho desempenhado pela gestão acadêmica da universidade, simbolizado aqui pela ação da reitora Anali Castilho, uma estrutura significativa que representa mais produção de conhecimento na cidade”.

Entre os lançamentos das obras da universidade, Alan Porto também destacou a importância dos investimentos na educação do município em parceira com a Prefeitura, conduzida pelo prefeito José Carlos do Pátio.

“Rondonópolis é a segunda cidade com maior número de investimentos. Retomamos obras nas escolas que estavam há mais de 10 anos paralisadas, como da escola Marechal Dutra. Estamos investindo fortemente na educação básica, o que significa dizer investimento na alfabetização, no tempo integral, na educação do Ensino Médio, com o Novo Ensino Médio, e pelo desenvolvimento do ensino tecnológico. Estamos preparando os nossos jovens para que eles tenham condições de entrar em uma universidade federal como a UFR”, declarou o secretário.

O ministro Milton Ribeiro ressaltou a importância do lançamento da Usina Fotovoltaica como uma ação que fortalece o desenvolvimento em pesquisa. “Parabenizo aqui a ação da reitora Anali Castilho pela inauguração da usina. Como ministro posso afirmar que a maior receita das instituições provém do consumo de energia. A Universidade Federal de Rondonópolis logo terá mais autonomia. É quase um bilhão de reais que sobra para quê? Implementar projetos, investimento em pesquisa e ainda com o benefício da interface com o meio ambiente”.

A criação da Usina é uma solução de Co-geração de energia elétrica, por meio de recursos do Programa de Eficiência Energética – PEE/ANEEL/ Energisa. Além da criação da Usina, de capacidade de 61,2 Kwp foi possível também realizar a troca de toda iluminação externa do campus, garantindo ainda mais economia.

Nova Gestão UFR

Por meio da recém-publicada portaria MEC 761 de 29 de setembro, a visita do ministro ao campus da UFR tronou-se ainda mais simbólica. Na ocasião, foi realizada a primeira solenidade de posse da equipe de gestão acadêmica da universidade. A primeira a ser contemplada pela portaria.

A reitora da UFR, Anali Castilho, destacou a confiança na equipe. “Caminhamos com a certeza de não lutarmos por nós mesmos, lutamos pelo sonho de muitos. Somos uma equipe e sabemos que o sucesso depende da união de todos. Tenho certeza que a parceria desenvolverá a região sul de Mato Grosso. Obrigada a todos pela entrega, isso será o marco da nossa gestão”, declarou.

O senador Wellington Fagundes destacou que a unidade representa um avanço econômico e contribui para a formação da equipe acadêmica. “É um evento que representa um desenvolvimento econômico, mas acima de tudo é o desenvolvimento das pessoas, do ser humano. Esta universidade, com certeza, tem esse papel para Rondonópolis”.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here