Home Editorias Mato Grosso SES realiza momento de lazer e reflexão a servidores de unidades especializadas
fullinterna_3


SES realiza momento de lazer e reflexão a servidores de unidades especializadas

| Por


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica em parceria com o Centro Estadual Regional de Média e Alta Complexidade (Carmac), Ciaps Adauto Botelho e MT Hemocentro, promoveu, nesta quinta-feira (30.09), em alusão ao Setembro Amarelo, um momento de lazer e reflexão aos servidores das respectivas unidades especializadas do órgão estadual.

O evento contou com a participação da banda musical da Polícia Militar de Mato Grosso, que embalou o ritmo dos servidores ao som de diversas músicas regionais e nacionais.

Ao fim da atividade, os profissionais ganharam bombons com os dizeres ‘você não está sozinho’ e ‘sua vida vale ouro’, além de uma cartilha com orientações sobre saúde mental e informações voltadas para a valorização da vida.

Para a servidora Vanessa Vieira, farmacêutica do Componente Especializado, o evento foi impactante no quesito descontração e união com os colegas de trabalho. “Esse tipo de atividade é de suma importância para nós que servimos a linha de frente da saúde diante da pandemia pela Covid-19, pois demostra afeto em um momento crucial”, disse.

A servidora Marinalva de Paula Moreira, da coordenação técnica do Cermac, também avaliou positivamente a atividade e enfatizou que, por meio de programações que promovem interação e acolhimento, a vontade de viver é fortalecida.

“Como servidora, enfrentando esse momento atípico que ocorre no mundo hoje devido ao coronavírus e convivendo diariamente com o adoecimento e a morte, surgem as ansiedades e incertezas da vida, que nos leva ao isolamento. Agradeço a equipe da SES que olhou com carinho para nós que estamos na ponta. Isso traz de volta o sentimento de que a interação e acolhimento fortalecem a vontade de viver”, concluiu.

Feliz em rever os colegas de outras unidades, o servidor do MT Hemocentro, Maylson Marinho, ficou grato com o reconhecimento dado a quem trabalha na área finalística da SES. “É bom rever os colegas que há muito tempo a gente não encontrava, a interação foi valorosa e prazerosa por meio da música”, disse Maylson.

A superintendente de Assistência Farmacêutica de Mato Grosso, Lucí Emília Grzvbowski de Oliveira, explica que o evento foi realizado com objetivo de chamar a atenção para valorização do servidor em seu dia a dia. “Queremos mostrar o quanto eles são importantes e que não estão sozinhos, nós estamos aqui para ajudá-los quando precisarem”, pontuou.

Durante a atividade, a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, percebeu que os servidores se soltaram e tiraram o peso da rotina. “As pessoas estavam rindo com os olhos, foi um momento diferente diante desses dois anos em que ficamos muito afastados. Esse tipo de ação deve servir como exemplo para as pessoas se sentirem acolhidas”, defendeu Gian Carla.

A diretora do Cermac, Jocineide Rita dos Santos, entende que muitos servidores perderam amigos e familiares ao longo da pandemia, o que pode ter contribuído para tristeza e até solidão. “Nós gestores temos uma preocupação muito grande, porque às vezes o profissional fica calado numa rotina frenética de trabalho, tendo em vista que não temos mais o convívio social de antes, em que conseguíamos fazer confraternização, então esse momento vem para descontrair e promover um afago aos trabalhadores”.

Jocineide ainda alerta sobre outras ações da SES, voltadas para saúde mental dos servidores, como o Programa Especial e Estratégico de Instrumentalização da Saúde (PEEIS), que realiza serviço de atenção à saúde mental e apoio psicossocial trabalhadores que atuam no combate à Covid-19 em hospitais e unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here