Home Editorias Mato Grosso Empaer orienta pequenos produtores com dificuldade de acesso a linhas de crédito
fullinterna_3


Empaer orienta pequenos produtores com dificuldade de acesso a linhas de crédito

| Por


Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) estiveram, na manhã desta quinta-feira (30.09), em uma propriedade localizada na comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Várzea Grande para orientar os produtores que têm dificuldade de acesso a linhas de crédito para fortalecer a produção de leite. A propriedade citada possui uma área de 17 hectares e é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT).

A meta da produtora Eliete Rosa Luiz, 53 anos, é produzir 100 litros de leite por dia, com a aquisição de cinco vacas, porém, devido à dificuldade, torna seu objetivo impossível. Hoje, ela produz 10 litros de leite por dia e, com essa realidade, não consegue incrementar sua renda. “Estive acampada por seis anos e desde que fui contemplada com um pedaço de terra, trabalho dia e noite, faça sol ou chuva. Depois de lutar tanto, agora que preciso consolidar todo investimento e ser referência para outros produtores, não consigo, por não ter acesso a algum tipo de financiamento”.

Essa é a mesma realidade de 140 agricultores de vários segmentos que vivem na região. O coordenador da regional de Cuiabá, o técnico da Empaer Isaías de Oliveira  explica que os produtores são parceiros de uma cooperativa de leite instalada na região, mas sem a matéria prima é impossível viabilizar a cadeia produtiva. “A URT de dona Eliete tem o objetivo de servir de exemplo e se tornar uma referência. Os planos seguiam na normalidade, até chegar à dificuldade do crédito que pode inviabilizar todo investimento já aplicado na propriedade. Vamos continuar dando o aporte técnico que ela precisa e acompanhando essa situação”.

A deputada estadual Janaina Riva participou da visita e com os técnicos ouviram a reivindicação da agricultora. A parlamentar se solidarizou e destacou que junto de outros deputados estão companhando essa triste realidade não só de dona Eliete, mas de vários agricultores em todo estado. Ela citou a Lei do Fundo de Aval Garantidor de Mato Grosso – MT Garante, que busca ampliar e incentivar o acesso a crédito pelos pequenos empreendedores mato-grossenses.

“Temos conhecimento desse entrave na vida dos pequenos produtores com boas iniciativas e querem expandir, mas enfrentam dificuldades para conseguir crédito. Vamos junto com outros deputados levar a reivindicação e, de alguma forma, ajudá-los e somar na luta”.

Participaram também da visita outros técnicos da Empaer de Cuiabá e Várzea Grande e assessores parlamentares.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here