Home Editorias Mato Grosso Parceria fortalece o financiamento de projetos socioambientais no Estado
fullinterna_3


Parceria fortalece o financiamento de projetos socioambientais no Estado

| Por


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) firmaram parceria para o financiamento de projetos de educação ambiental. A iniciativa inovadora identifica fontes de recursos, regras e procedimentos para projetos socioambientais públicos e privados com atuação nos municípios, Unidades de Conservação e Bacias Hidrográficas.

Os 141 municípios do estado estão sendo pesquisados e envolvidos no levantamento dos dados primários. O trabalho inclui processo formativo por meio do Curso de Formação em Educação Ambiental e o Universo do Financiamento.

O curso iniciou em agosto e vai até novembro, realizado de forma virtual. O programa traz conteúdos sobre a Educação Ambiental e a atual conjuntura, indicadores de políticas públicas de educação ambiental e o universo do financiamento de projetos socioambientais no Estado. Os participantes representam diferentes regiões e segmentos.

A superintendente de Educação Ambiental, Vania Montalvão, afirmou que Mato Grosso é pioneiro na ação. “Estamos otimistas com o protagonismo do Estado que de maneira democrática e participativa busca a construção de um instrumento estruturante para o financiamento da educação ambiental como uma proposta organizada dentro da política estadual de educação ambiental”, destacou.

A presidente do FunBEA, Isabel Carvalho, pontuou a relevância da ação dentro da lacuna de organização de mecanismos financeiros para a Educação Ambiental nos estados brasileiros. “Esta inovação proposta pelo governo e outros atores sociais de Mato Grosso é muito importante.  A partir do momento que um governo se propõe a estruturar este mecanismo, ele dá um passo para que outros estados e municípios ampliem as estratégias de financiamento da educação ambiental e projetos socioambientais”.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here