Home Editorias Mato Grosso Placa auxilia agricultores a divulgarem seus produtos na Região Norte
fullinterna_3


Placa auxilia agricultores a divulgarem seus produtos na Região Norte

| Por


Com dificuldade em divulgar seus produtos, um grupo de pequenos agricultores pediu a ajuda de técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) que encontraram a solução nas placas de identificação fixadas na entrada das propriedades.

Com quase um ano em prática, a iniciativa “Aqui tem Empaer” já atendeu 32 produtores de Sinop (a 500 km de Cuiabá) que buscavam uma forma de associar a sua propriedade com a produção. A medida deu tão certo que família como da dona Inácia Corrêa, que produz hortaliça, frutas e legumes, ajudou muito na venda dos produtos. “Era muito difícil ser visto. Com o apoio da Empaer as pessoas sabem o que produzimos e as portas se abriram”, contou ela.

Na placa vai o nome da propriedade, os responsáveis e o tipo de produto comercializado, como exemplo do senhor José Genivaldo, que é produtor de leite. Para a identificação do produto, a placa apresenta a figura de uma vaca.

“Com a placa as pessoas não saem mais de propriedade em propriedade perguntando. Logo na porteira já sabe do que se trata. Otimiza tempo e o acesso dos clientes. A Empaer está sempre nos auxiliando com medidas simples e de baixo custo”.

A placa é padronizada e mede 60×40 centímetros e o custo da produção é do agricultor. O engenheiro agrônomo da Empaer Thiago Tombini explica a importância da iniciativa que tem como diferencial o acompanhamento e a assistência técnica junto aos produtores. “Muitos reclamavam que poucas pessoas conheciam o que produziam por venderem direto na sua propriedade. Pensamos na comodidade e o acesso de compradores a um custo acessível”.

A placa é padronizada e mede 60×40 centímetros e o custo da produção é do agricultor Foto: Empaer 

Mais facilidade

Associado as placas, outros serviços muito requisitados pelos agricultores da região norte, são a produção de marcas, tipos de embalagens, informações nutricionais e o código de barra nas embalagens.

A nutricionista da Empaer Sinop, Daisy Cristina Boter Ferraz, destaca que cada cidade tem sua legislação e os critérios junto ao serviço da vigilância sanitária. Cita como exemplo a cidade de Lucas do Rio Verde que exige o rótulo com a identificação e informação nutricional de qualquer  produto comercializado em feiras e supermercados, seguindo as diretrizes de legislações sanitárias estadual e federal.

Outro exemplo é uma produtora de geleia e compota em que a presença de um rótulo é importante para o seu produto ter as informações necessárias na embalagem. “Um comprador vê uma geleia amarela que pode ser de infinitos alimentos desta cor. Colocando o rótulo conseguimos identificar de qual fruta é a geleia, além dos demais ingredientes que compõem o produto, evitando confusões para o consumidor, além da produtora conseguir divulgar o seu contato”, ressalta Daisy.

Outra demanda é o registro de uma marca que precisa ser registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Exemplo de um produtor de Cotriguaçu que solicitou o serviço e todo processo foi encaminhado e aguarda aprovação. Caso não haja contestação em 60 dias, o processo terá seguimento até a obtenção final da marca.

Tem ainda a certificação do código de barra realizado junto a uma empresa certificadora. Todos estes trabalhos saem a um valor mais acessível ao agricultor familiar, sendo um diferencial diante das opções de serviços especializados que existem à disposição “Estamos sempre à disposição para orientar e ser uma referência que facilite para o pequeno produtor rural”.

Embalagens de ovos e de alface com a devida identificação e informações dos produtores Foto: Empaer

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here