Home Editorias Mato Grosso Casa Militar promove curso para profissionais que atuam na segurança pública de...
fullinterna_3


Casa Militar promove curso para profissionais que atuam na segurança pública de autoridades

| Por


A Casa Militar, órgão ligado ao Gabinete do Governador, promove, entre os dias 27 de setembro e 18 de outubro, a 13ª edição do Curso de Proteção de Dignitários. O curso visa formar e capacitar esses profissionais, que atuam na defesa e segurança do Palácio Paiaguás, do gabinete do governador e do vice-governador, e de outras instituições públicas.

Conforme explica o secretário adjunto do Gabinete Militar, tenente coronel César Augusto de Camargo Roveri, participam do curso 40 profissionais que atuam no gabinete do governador e em órgãos e instituições como a Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militar, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ministério Público do Estado, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Tribunal de Contas do Estado, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Meio Ambiente, além de membros das escolas militares da Secretaria de Estado de Educação.

O curso conta ainda com a participação de profissionais de instituições públicas dos estados de Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará e do Distrito Federal.

“Em 2021, o Gabinete Militar completa 55 anos de existência e desde o início tem por missão proteger nossas autoridades e o curso faz parte dessa proteção. Estamos capacitando nossos profissionais de segurança pública para exercerem com excelência suas atribuições na proteção de dignitários, entre eles o governador, o vice-governador e seus familiares”, ressaltou.

O curso terá carga horária de 200 horas/aula em período integral, nas mais diversas matrizes curriculares. As disciplinas ministradas serão: Aspectos legais do serviço de proteção de autoridades; primeiros socorros; busca e salvamento aquático; atendimento pré-hospitalar de combate; armamento e tiro; doutrina; noções de prevenção e controle de incêndios; noções de técnicas de controle e submissão; inteligência protetiva e governamental; planejamento operacional; noções de operações aéreas; direção evasiva e tática; noções de cerimonial e protocolo; escolta e avançado; varreduras de ambientes e noções de explosivos; técnicas especiais em ambientes confinados e veicular. O curso, que inclui também atividades com simulações em um shopping e em um hotel, será ministrado por policiais e bombeiros militares, que tem expertise e são peritos nessas áreas.

Participam do curso 40 alunos que passaram por um processo seletivo que contou com a inscrição de 64 candidatos. Eles foram submetidos à avaliação médica, tiro policial e teste de aptidão física.

Casa Militar

Dentre as funções delegadas à Casa Militar está a proteção pessoal do governador, atividades de inteligência e contrainteligência de interesse governamental, executar serviços de segurança da sede do governo e residência do governador, além de planejar e executar todo e qualquer deslocamento do vip para qualquer lugar do país e do mundo, além de coordenar as atividades do Comitê Estadual de Acompanhamento de Conflitos Fundiários de Mato Grosso.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here