Home Editorias Mato Grosso Detran-MT reforça importância de atitudes conscientes para um trânsito mais seguro
fullinterna_3


Detran-MT reforça importância de atitudes conscientes para um trânsito mais seguro

| Por


Neste sábado (25.09) é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Em alusão a data, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) reforça a importância de atitudes conscientes por parte dos motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres para a construção de um trânsito mais seguro.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) apontam que houve redução de 23% nas mortes no trânsito no Estado de janeiro a julho de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Também teve redução no crime de lesão corporal culposa de trânsito, queda de 21% em Mato Grosso comparando os primeiros sete meses de 2021 com mesmo período 2020.

Entretanto, mesmo com a redução no número de acidentes em 2021, ainda são constantes os flagrantes de motoristas inabilitados ou conduzindo veículos sob influência de álcool. Em todas as operações de fiscalização de trânsito realizadas pelas forças de Segurança Pública em Mato Grosso, há pelo menos uma prisão em flagrante por conduzir veículo sob efeito de álcool ou autuação por dirigir sem ser habilitado.

Somente de janeiro a agosto de 2021 foram 1.555 pessoas autuadas por conduzir veículo sem ser habilitado, infração gravíssima com penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.  

Ainda no período de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 772 flagrantes de motoristas conduzindo veículos sob influência de álcool. Essa também é uma infração gravíssima, com penalidade de multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.  

“São duas condutas graves e criminosas que colocam em risco a vida do motorista e de outras pessoas no trânsito”, observou a gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Felix.  

Frequentemente o Detran-MT e as demais forças de Segurança Pública do Estado estão nas ruas para garantir o cumprimento da norma visando reduzir os índices de irregularidades administrativas, civis e até criminais, que colocam em risco a vida das pessoas.

“O objetivo das operações é sempre conscientizar, estimular boas práticas e a mudança de comportamento no trânsito para salvar vidas”, falou Kelli.

Prevenção

Algumas atitudes simples podem evitar acidentes e até mortes no trânsito como: não usar o celular enquanto dirige, trafegar sempre na velocidade permitida para a via, usar o cinto de segurança e dispositivos de sinalização dos veículos, como setas e faróis, além de manter sempre o veículo em boas condições de trafegabilidade.

“Imprudências como o uso de álcool associado a direção, uso do celular, ultrapassagem indevida e excesso de velocidade são fatores que causam muitos acidentes com lesões graves e até mesmo mortes. Cerca de 90% dos acidentes poderiam ser evitados, pois são decorrentes de falha humana”, observou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

A gerente destaca ainda que os acidentes também são um problema de saúde pública, pois sobrecarregam o Sistema Único de Saúde (SUS) e a urgência e emergência dos hospitais e SAMU.

“Muitas vezes uma ambulância é acionada para atender um acidente que poderia ter sido evitado e pode fazer falta a um atendimento de emergência de saúde, por exemplo. Grande parte dos leitos hospitalares também são ocupados por vítimas de acidentes, que também têm grande impacto financeiro, tanto para o sistema de saúde quanto para as vítimas e seus familiares. Muitas vezes temos ainda danos irreversíveis com a perda de vidas, desestruturação familiar e danos emocionais e psicológicos”, reforçou Rosane.

“É importante sempre termos empatia, atenção e responsabilidade, pois um trânsito seguro é um direito e também dever de todos”, completou.

Dia Nacional do Trânsito

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado todo ano em 25 de setembro. A data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro, com objetivo de sensibilizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres para a construção de um trânsito mais seguro.

Em Mato Grosso, diversas ações educativas e de fiscalização de trânsito foram realizadas ao longo da semana pelo Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste. 

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here