Home Editorias Mato Grosso SES recebe doação de 15 mil litros de álcool 70% da indústria
fullinterna_3


SES recebe doação de 15 mil litros de álcool 70% da indústria

| Por


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu a doação de 15 mil litros de álcool 70% do segmento industrial de Mato Grosso, por meio do movimento Unidos pela Vacina. O produto doado será destinado a 93 municípios do estado, mais especificamente às unidades de vacinação contra a Covid-19.

O material foi produzido e doado por usinas regionais de etanol, sob a articulação do Sindicato das Indústrias de Bioenergia (Sindalcool-MT) e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), apoiadora do movimento.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, participou da solenidade de entrega da doação, realizada na manhã desta sexta-feira (24.09), na sede do Senai Cuiabá.

“Não posso deixar de lembrar das dificuldades pelas quais passamos no início desta pandemia. Ficamos sem produtos básicos, como as máscaras descartáveis, que sumiram do mercado. Foi quando a Fiemt prontamente nos ajudou, produzindo cinco milhões de máscaras e um milhão de capotes (jalecos). E na falta de oxigênio, a Energisa entrou em cena e fez doações fundamentais para que vidas fossem salvas. Essas iniciativas abraçaram Mato Grosso no combate ao coronavírus”, disse o gestor.

O álcool doado foi fabricado pelas usinas Barralcool, Uisa, Inpasa, Brenco, Novo Milênio, Cooprodia, Libra, Usimat e FS Bioenergia. “A indústria mato-grossense faz questão de ser presente. Todos os setores têm se empenhado para colaborar com as medidas de saúde, de inclusão e de geração de oportunidades que farão com que a pandemia seja vencida e a economia, fortalecida”, pontuou o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.

“É muito gratificante saber que as necessidades dos municípios mato-grossenses estão sendo supridas e que a vacinação segue avançando em todas as regiões. Importante é vacina no braço”, acrescentou Riberto Barbanera, presidente da Energisa-MT e coordenador do Unidos pela Vacina.

O álcool será disponibilizado em garrafas pet cedidas pela Solar Coca-Cola e Ambev e identificadas com rótulos doados pela Ligraf. O envase do produto foi feito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Este produto nunca foi tão necessário como atualmente – e ele continuará sendo amplamente utilizado. Nós estamos muito felizes em poder contribuir com o conjunto de ações que significam, de fato, saúde e vida”, declarou Silvio Rangel, presidente do Sindalcool.

A SES distribuirá o álcool aos municípios conforme a exata quantidade solicitada ao Unidos pela Vacina.

Unidos pela Vacina

O movimento Unidos pela Vacina tem apoiado, por meio de doações, a aceleração da imunização contra a Covid-19 no país. As ações têm se concentrado em auxiliar em toda a cadeia produtiva da vacinação por meio da aquisição de agulhas, seringas, transporte, armazenamento e locais de vacinação, itens essenciais para o avanço da vacinação. Saiba mais em www.unidospelavacina.org.br.

*Com assessoria Unidos pela Vacina.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here