Entusiastas dos escritos, desenhistas, roteiristas e produtores de vídeo: a Secretaria de Estado de Educação abriu as inscrições para o Concurso Cultural Leituras da Minha Terra. A iniciativa, destinada aos estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, premiará com um smartphone os trabalhos artísticos-literários das categorias Conto, História em Quadrinhos e Vídeo. As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de outubro e o prazo final para envio dos trabalhos é 05 de novembro.
A realização do concurso é uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer que, por meio de recursos de leis de incentivo à cultura, disponibilizou exemplares de diversas obras literárias produzidas em Mato Grosso aos estudantes da rede estadual de ensino. No total foram disponibilizados 26 títulos diferentes.
“Este é um momento histórico para a educação em Mato Grosso. O concurso literário ‘Leituras da Minha Terra’ é um incentivo importante de valorização da literatura regional. Em parceria, Educação e Cultura possibilitamos que a nova geração de leitores tenha a oportunidade de ser também uma geração de futuros artistas”, destacou Alan Porto, secretário de Estado Educação.
Sobre o Concurso
Na primeira etapa, a Comissão Julgadora, composta por técnicos pedagógicos com formação em Artes e Letras, avaliarão se os trabalhos possuem os requisitos mínimos exigidos por cada categoria. Após análise, os trabalhos serão publicados no site da Seduc para votação popular.
O Concurso Leituras da Minha Terra tem por objetivo divulgar e valorizar a literatura mato-grossense, bem como incentivar a produção cultural dos alunos.
Por promoverem a intertextualidade das obras de escritores de Mato Grosso e o talento dos estudantes para o mundo das artes, os docentes dos alunos premiados também serão contemplados com um celular smartphone.
Inscrições
As inscrições estão abertas no site e se encerram no próximo dia 08/10/2021.
Após a escolha e leitura de uma das obras disponibilizadas à unidade escolar, os alunos deverão produzir trabalhos autorais e encaminhar ao e-mail leiturasdaminhaterra@educacao.mt.gov.br.
A Seduc preparou um caderno pedagógico com dicas e orientações para a elaboração de cada tipo de trabalho. O material foi encaminhado às escolas para que os professores estimulem os alunos nos trabalhos a serem desenvolvidos.
Votação Popular
Os trabalhos ficarão disponíveis para votação popular no período de 08/11/2021 a 19/11/2021. Os três trabalhados mais votados de cada categoria serão considerados os vencedores.
Confira o regulamento no edital.
Confira a lista completa de obras disponibilizadas para o concurso:
A filha da outra – Luiz Renato de Souza Pinto
Agnus dei – No mar de água doce – Ruiblans Outo Mattos
Agnus dei – a voz dos sinos – Ruiblans Outo Mattos
A Literatura Contemporânea em Mato Grosso – Eduardo Mahon
Aos elefantes que habitam a lixeira – Grabriel francisco da Silva
As utopias e resistências de Pedro Casaldáliga – Edson Flávio Santos
Contos Escolhidos de José de Mesquita – Eduardo Mahon
Crisálidas – Franklin Cassiano da Silva
Com por – Aclyse de Matos
Descalços – Agnaldo Batista de Lima
Eles não podem tirar isso de mim – Eduardo Mahon
Estética de Di>Geopoesia Pantaneira – José Pedro R. Gonçalves
Grupiaras – Ulisses Cuiabano
Jardim de Ossos – Marli Terezinha Walker
Na Pele – Luciene Carvalho
Narrativas dos Povos Indígenas de Mato Grosso – Leandro Faustino Polastrini
O Governador e nossa gente – Israel de F. Figuiredo
Pessoas, abóboras e coisas – Tiago Alexandro Strassburguer
Piedade um Romance de José de Mesquita – Eduardo Mahon
Quiçaças e Agouros – Leonardo P. de Almeida
Quid pro quo – João Carlos Vicente Ferreira
Revista Lietrária Pixé – Ed. especial -Luciene de Carvalho
Serena – Simone de Jesus Padilha
Siriri em Vázea Grande – Celi Minas Novas
Somos o que queremos ser – João Carlos Laino