Home Cidades Secult celebra Dia Internacional dos Povos Indígenas com demonstração de valorização à...
fullinterna_3

EM RONDONÓPOLIS


Secult celebra Dia Internacional dos Povos Indígenas com demonstração de valorização à Aldeia Tadarimana

Para comemorar a data, a Pasta organizou uma sessão de cinema para crianças da etnia bororo ou boe

| Por Redação

Aproveitando o oitavo mês do ano, quando, em 9 de agosto, se celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) preparou uma homenagem e, ao mesmo tempo, um momento especial para os índios da Aldeia Tadarimana. Para comemorar a data, a Pasta organizou uma sessão de cinema para crianças da etnia bororo ou boe, como se autodenominam, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), no cinema do Rondon Plaza Shopping.

“Nós apresentamos à Aldeia quatro opções de filmes para que eles escolhessem qual delas queriam assistir e optaram pelo ‘Free Guy – assumindo o controle’. Então, levamos 33 índios com idades entre oito e 14 anos para o Cine Rondon, onde puderam apreciar o filme”, compartilha o secretário de Cultura, Pedro Augusto Araújo, que continua: “Noventa por cento deles, nunca haviam entrado em uma sala de cinema e 80% nunca tinham estado em um shopping”. Depois de comerem pipoca aproveitando o enredo na tela, as crianças foram, em um ônibus que a Secult disponibilizou, apreciar um almoço no Casario.

Para o gestor da Cultura, é importante incentivar o intercâmbio cultural entre o homem branco e o indígena. “É muito valorosa essa troca de informações e experiências e acreditamos que devemos estimular, especialmente, as futuras gerações a conhecerem nossa cultura, assim como nos interessarmos por conhecermos a delas. Devemos sempre preservar as duas culturas com respeito e uma troca que é extremamente enriquecedora para todos”.

Além do programa, quatro caciques receberam moções de aplausos por difundirem conhecimentos que perpetuam a tradição dos povos indígenas da região de Rondonópolis. “Foi uma iniciativa da Secretaria de Cultura que sugeriu a entrega desse reconhecimento à Câmara de Vereadores. Então, em parceria com a Casa de Leis, pudemos prestar uma homenagem às lideranças indígenas. Essa é uma ação inédita em toda a história de Rondonópolis”, comenta o secretário.

Toda essa comemoração, segundo Pedro Augusto, é uma forma de prestigiar os índios da Aldeia Tadarimana e demonstrar a consideração que o rondonopolitano lhe dedica. “Nós estamos aqui há cerca de cem anos e eles são ancestrais nessa terra. Então, é uma satisfação para nós termos uma reserva indígena em nosso território. Poucas cidades no mundo têm esse privilégio”, observa Pedro Augusto.

Ele assinala, ainda, o compromisso da atual Administração com a cultura indígena: “Hoje, a Aldeia Tadarimana tem quadra coberta, poço artesiano e escola, por exemplo. A Gestão Municipal busca proporcionar a estrutura que eles precisam para ter dignidade sem interferir na sua cultura. Isso se revela nos cuidados ofertados aos bororos por várias secretarias e não apenas pela Secult. Podemos perceber essa preocupação nas Secretarias de Educação, Saúde, Agricultura, só para citar algumas”.

Instituído em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional dos Povos Indígenas visa assegurar às várias etnias existentes no mundo a autodeterminação para que vivenciem livremente sua condição política e seu desenvolvimento cultural, econômico e social. A data ainda assevera condições de existência minimamente dignas aos índios e o usufruto dos direitos humanos e liberdades fundamentais elencados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here