Em uma ação conjunta, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e a Polícia Federal (PF) apreenderam 77 kg de substância análoga a pasta base de cocaína e um kg de substância análoga a cloridrato de cocaína. A ação foi realizada nesta quinta-feira (26.08), na zona rural de Porto Esperidião (358 km ao Oeste de Cuiabá).
Durante patrulhamento, a equipe policial avistou três suspeitos transportando uma mochila em uma estrada vicinal, quando foi dada voz de parada. No entanto, eles não obedeceram a ordem e fugiram do local. Ao conseguir realizar a abordagem, os agentes encontraram o entorpecente na mochila junto aos suspeitos.
Diante dos fatos, os suspeitos e os ilícitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal, em Cáceres, para as providências necessárias. O prejuízo ao crime foi avaliado em pouco mais de R$ 1 milhão.
Ainda nesta quinta-feira, os agentes de fronteira receberam informações que no Distrito Caramujo, em Cáceres (250 km ao Oeste de Cuiabá), uma família estava sendo mantida em cárcere privado. Eles relataram que foi levado um veículo Corolla de cor branca.
Com as informações, a equipe do 17° Batalhão da Polícia Militar (17° BPM) realizou o bloqueio das estradas no Distrito Monte Castelo. O veículo conseguiu furar o bloqueio e empreendeu fuga pela BR-174, sentido Porto Esperidião. A guarnição realizou o acompanhamento do automóvel que, após 10 km, entrou em uma estrada da Garça Branca.
Os suspeitos abandonaram o veículo nesta região e fugiram em direção à mata. Ao notar aproximação da equipe policial, eles efetuaram disparos contra os agentes. Logo em seguida, o Gefron chegou ao local e foram realizadas buscas na mata, porém sem êxito. Diante dos fatos, foi confeccionado um Boletim de Ocorrência e encaminhado à Delegacia de Polícia de Porto Esperidião, para providências que o caso requer.
(Com supervisão de Nara Assis)