O Procon Mato Grosso não abriu as portas nesta sexta-feira (20) e o motivo foi o mais doloroso possível. A equipe estadual de defesa do consumidor está em luto pela perda precoce da servidora, amiga, filha e esposa Marluce Pereira de Souza, a Malu, como era carinhosamente conhecida. A confirmação do falecimento veio na noite de quinta-feira (19), quase um mês após o diagnóstico de Covid-19.
A história da Malu como servidora do poder executivo estadual começou às vésperas do Natal de 2004, praticamente um presente antecipado para a jovem administradora. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do dia 17 de dezembro daquele ano, transformando a virada para 2005 em uma virada também na vida dela e na de todos aqueles que, desde então, tiveram a oportunidade de cruzar com Malu nesta jornada.
E foram muitas as pessoas que tiveram a sorte de conhecê-la, ainda que não soubessem ao certo com quem estavam falando. Foi o caso das centenas de cidadãos que Malu atendeu enquanto ouvidora da instituição, função que exercia nos últimos anos. Ela tinha o amor e o dom de servir o cidadão e, por isso, se encontrou tão bem na função.
Cada pergunta, cada dúvida, cada pedido de informação era tão importante quanto respirar. Sofria quando, apesar de todos os esforços, não conseguia atender em 100% aquilo que era solicitado do outro lado da tela. Se você – que lê esse texto – foi uma dessas pessoas, sinta-se honrado. “Ela sempre dizia que o que mais gostava no Procon era a resposta ao público, a ajuda e o alívio que o órgão oferece ao consumidor diante de uma dificuldade”, lembra Ester Alencar, amiga, confidente e colega de sala.
“Maluzinha não separava o servidor do ser humano, sempre perguntava como está a família, filhos, esposo. Na minha vida ela passou a ser amiga, e não apenas colega de trabalho; amiga de orações, de participar de festas em família, de dar opiniões em tudo. Sentirei muita saudade do abraço e da forma de sorrir jogando a cabeça para trás, mexendo nos cabelos. Quem conheceu Malu de perto sabe a preciosidade que perdeu”, emociona-se Ester.
Além do dom de servir ao público, Marluce era admirada pela sua vivacidade, por estar sempre pronta para encarar projetos novos, criativos e transformadores. As paradas para o sagrado cafezinho eram sempre momentos de troca de conhecimento, de compartilhamento de ideias e de críticas, se assim necessário.
O entusiasmo era contagiante, conta Ivo Vinícius Firmo, coordenador de Fiscalização do órgão, outra grande amizade construída pela Marluce no ambiente de trabalho. “Malu era uma servidora pública apaixonada pelo que fazia. Íntegra, dedicada, disciplinada, estudiosa, estava sempre buscando novos conhecimentos e procurando aperfeiçoar aquilo que fazia. Sempre muito comunicativa e entusiasmada. Sua alegria e seu olhar humano contagiavam a todos nós e nos motivavam”, orgulha-se o servidor.
Tantas palavras de carinho sintetizam a gratidão de uma equipe inteira, que nesta sexta-feira se despede de uma servidora que é um marco na história do Procon de Mato Grosso.
“A perda é irreparável e o vazio da ausência uma grande lição”, consternou-se o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Edmundo Taques, destacando o quanto Marluce era dedicada às ações do Procon-MT e o quanto contribuiu para o desenvolvimento e a consolidação dos avanços obtidos pela instituição nos últimos anos.
“Marluce é fonte de inspiração a todos os servidores que aqui seguimos, pesarosos com sua prematura partida, mas com a certeza de que, com estudo, dedicação, respeito e humildade – marcas profundas de nossa amiga – é possível construirmos um mundo melhor para todos”.
O Procon-MT retoma as atividades na próxima segunda-feira (23), em horário normal, das 08h às 17h.
Abaixo, depoimento da Marluce no Dia Mundial do Consumidor de 2021: