Home Destaque Semed avalia volta às aulas presenciais na rede como “tranquila e positiva”
fullinterna_3

EDUCAÇÃO


Semed avalia volta às aulas presenciais na rede como “tranquila e positiva”

O retorno das aulas presenciais, que se dá de forma gradual e escalonada, ocorreu nesta terça-feira em 39 unidades

| Por Redação

A terça-feira (17) foi marcada pela volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Rondonópolis.  Das 72 unidades que compõe a rede e atende 22.526 mil alunos matriculados no ano letivo 2021, o retorno das aulas presenciais, que se dá de forma gradual e escalonada, ocorreu nesta terça-feira em 39 unidades, sendo 23 unidades de Ensino Fundamental e 16 de Educação Infantil.

A avaliação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é de que a retomada foi “tranquila e positiva”, com todas as regras de biossegurança previstas no Plano de Retorno às Aulas funcionando bem nas 39 unidades escolares que abriram as portas para receber os alunos nesta terça-feira.

“Estamos retornando as aulas de forma presencial de forma gradua e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. Retornamos nesta terça nas unidades que estavam com todas as condições necessárias prontas para receber os alunos.  E seguimos trabalhando para que o mais breve possível todas as 72 unidades da rede ofereçam o ensino presencial”, disse o secretário municipal de Educação, Rogério Penso.

“Mais cinco unidades retornam as aulas presenciais na quarta-feira e outras cinco na quinta”, completou o secretário. As escolas que retornam  as aula na quarta são: EMEI Professora Gildazia de Souza Pirozzi, EMEI Vila Paulista, EMEI Alfredo de Castro, EMEI Irmã Elza Giovanella e EMEI Arão Gomes Bezerra; e na quinta: EMEI Nossa Senhora Aparecida, EMEI Professora Evânia Rodrigures da Silva (Caic), EMEI Aparecida de Souza Vetorazzo e EMEI CPAC São José.

Nesta terça-feira, técnicos da pasta visitaram as unidades da rede para acompanhar de perto o primeiro dia de volta às aulas presenciais, bem como para dar o apoio necessário aos diretores, professores e funcionário. “Foi bem tranquila e bastante positiva o retorno. Todas as unidades seguindo os protocolos previstos no Plano de Retorno às Aulas elaborado para prevenção da Covid-19”, comentou o secretário.

Neste retorno, a temperatura de todos será aferida na entrada da escola e o uso de máscara é obrigatório. Além disso, os alunos são orientados a manter o distanciamento e as unidades garantem todas as condições para que eles façam a lavagem das mãos e os demais cuidados com a higiene pessoal constantemente, assim como o acesso fácil ao álcool 70%.

A adesão dos alunos ao ensino presencial neste primeiro dia na rede também foi considerado dentro do esperado.  A Semed acredita que, por conta da segurança que está sendo passada aos pais, muitos outros alunos devem aderir ao ensino presencial.

MODELO HÍBRIDO

O retorno das aulas presenciais, que foram suspensas na rede em março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, está sendo pelo modelo híbrido, com o atendimento no formato remoto e o ensino presencial com número de aluno reduzidos em sala de aula.

As turmas foram divididas em dois grupos que se revezarão a cada semana.  O ensino presencial não é obrigatório, já que o ensino remoto continua sendo ofertado. Mas, os pais ou responsáveis devem comunicar a escola sobre a escolha.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here