Para celebrar os 21 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a Polícia Militar homenageou nesta quinta-feira (12.08), instrutores, oficiais, praças e civis que colaboraram com a expansão e fomento do programa com a medalha Mérito Proerd.
A cerimônia realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso contou com a presença do comandante-geral da PM coronel Jonildo José de Assis, que enalteceu a data e agradeceu a dedicação de cada parceiro ao longo dessas duas décadas de trabalho, com a participação de mais de 70 cidades em todo Estado.
Coronel Assis destacou que o programa é a maior iniciativa desenvolvida pela instituição. “O Proerd promove a conscientização de escolhas seguras entre crianças e adolescentes. Com a pandemia, a capacitação de novos instrutores ficou comprometida, mas vamos retornar e a nossa meta e estar em todas as cidades do Estado”, destacou o comandante.
O coordenador do programa, tenente-coronel Darwin Salgado Germano destacou parceiros como Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Prefeitura de Várzea Grande e Assembleia Legislativa. “São doações de computadores, uniformes, materiais didáticos e as emendas parlamentares que fazem do programa uma iniciativa de sucesso. Para trabalhar a prevenção às drogas em várias vertentes nas instituições de ensino é preciso que haja dedicação e metodologia”.
Um dos homenageados, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Mário Roberto Kono, que é presidente da Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas do TJ, destacou a prevenção como um dos eixos mais importantes para se combater o uso e o tráfico de droga. Ele agradeceu a honraria e se disse muito feliz por poder contribuir de alguma forma.
“O Proerd vem desenvolvendo um excelente trabalho e acompanho de perto essa evolução e os resultados. Podemos fazer mais na prevenção com foco na iniciativa”.
Para o desembargador é importante pensar na expansão do programa com novos segmentos. “Vamos envolver a saúde, educação e políticas públicas”, completou.
Durante a solenidade, o Sesi Escola, foi homenageado pela parceria desde 2003. A representante, coordenadora regional de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso, Cintia Silva recebeu de lembrança o Leão Daren.
Foto: SD Luiz Souza
Logo em seguida, o mascote Leão Daren entrou no auditório acompanhado de crianças ao som dos instrumentos do corpo musical da PM e de palmas dos parabéns finalizando a solenidade.
Os civis agraciados com a medalha Mérito Proerd foram: a desembargadora Regional do Trabalho, Eliney Bezerra Veloso, o deputado Estadual, Ederson Dal Molin, a presidente do Instituto Jaiminho, Lucimar Campos, o secretário municipal de Educação de Várzea Grande, Silvio Aparecido Fidelis, presidente da Câmara de Água Boa, vereador Luis Cesar de Lara e a presidente da Câmara de Pontal do Araguaia, vereadora Fabiana Aparecida Corte.
Os militares homenageados com a condecoração foram: coronel Henrique Correia da Silva Santos, coronel Adnilson Arruda e os tenentes-coronéis Anderson Luiz da Silva e Jorge Luiz de Almeida.
Os instrutores condecorados foram: o tenente da reserva renumerada Vitorino Teixeira Lyra, o tenente Carlos Alberto Leite de Almeida, os sargentos Gonçalo Carlos Rodrigues de Souza, João Luiz Broch, Jackeline Alvarenga Rodrigues e o cabo Edson Romoaldo Souza da Silva.
Foto: SD Luiz Souza