Home Destaque Parceria com Ministério do Trabalho, FRIBON e o SENAI para implementação do...
fullinterna_3

EM RONDONÓPOLIS


Parceria com Ministério do Trabalho, FRIBON e o SENAI para implementação do programa Jovem Aprendiz

Os jovens aprendizes desse projeto estudam por três dias da semana no SENAI e trabalham duas vezes por semana

| Por Redação

A Prefeitura de Rondonópolis por intermédio das Secretarias de: Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITI) e de Promoção e Assistência Social realizou uma parceria com o Ministério do Trabalho, a empresa FRIBON e o SENAI, para implementação do programa de aprendizagem “Jovem Aprendiz” em pelo menos 14 pastas da administração municipal.
Conforme a Secretária de Ciência e Tecnologia, Neiva de Col a parceria está consolidada.
O Projeto tem prazo de duração de um ano e pelo menos 23 jovens alunos do SENAI, com idades entre 14 e 22 anos, passaram pelo processo de seleção e já estavam em formação há cerca de dois meses na unidade.

Os jovens aprendizes desse projeto estudam por três dias da semana no SENAI e trabalham duas vezes por semana, na prática, nas pastas da Prefeitura, sempre as terças e quintas-feiras, podendo ser de 13h às 17h ou de 13h30 às 17h30.

Ainda conforme a secretária, o projeto jovem aprendiz consiste em 02 meses de curso de treinamento e 10 meses de trabalho prático. Segundo ela, “Tudo o que eles aprendem na prática, eles discutem em sala de aula com os professores para aprimorar a formação profissional e o melhor: aprendem fazendo!”.

Neiva de Col recepcionou os jovens aprendizes na entrada principal da Prefeitura no começo da tarde desta quinta-feira (12) e os encaminhou para serem distribuídos em 14 pastas da administração municipal, para atuarem como auxiliares administrativos (monitorados).

Lembrando que cada pasta que receber um jovem aprendiz deverá indicar um monitor que terá a responsabilidade de orientá-lo, e ao final de cada mês, elaborar um relatório de atividades assinado pelo monitor e pelo aluno, para ser entregue a coordenação do programa, ou mais especificamente a fiscal desta parceria, Cíntia Sanches da Silva para que seja avaliado o desenvolvimento das atividades realizadas durante a formação prática da aprendizagem.

Ressaltando que os alunos aprendizes deverão obrigatoriamente fazer uso do uniforme disponibilizado pelo SENAI e o mais importante: como todos os custos do projeto, incluindo as despesas com o SENAI serão arcados pela empresa FRIBON em atendimento a uma determinação do Ministério Público do Trabalho, esta parceria com a Prefeitura não acarreta nenhum custo e não vai gerar nenhuma despesa para o município de Rondonópolis.

Para a estudante, Karen Letícia Botelho de Souza, de 16 anos

, “a oportunidade é única, pois entre tantos jovens, a gente está sendo privilegiada por poder fazer um curso junto com o emprego. A gente aprende na teoria e exercita a prática ao mesmo tempo; coisa que muitos jovens não tem esta oportunidade. A maioria não tem nem a opção de trabalhar; eles distribuem currículo e não conseguem trabalhar porque não dão oportunidade. Então a gente aqui tem essa oportunidade de estudar e aprender na prática fazendo, tudo junto na empresa”.

Finalizando Neiva de Col externou que “parcerias como esta, são importantes para a Prefeitura, porque proporcionam oportunidade de contribuir com a formação e qualificação dos nossos jovens nessa primeira oportunidade de se inserir no mercado de trabalho e aos jovens, a oportunidade de aprender fazendo na prática”.

PASTAS PARCEIRAS
As pastas que receberão os jovens aprendizes são: Secretaria de Transporte e Trânsito (01); PROCON (01); Secretaria de Promoção e Assistência Social (02); Secretaria Municipal de Administração / Compras (01); Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (02); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (01); Secretaria Municipal de Educação (03); Secretaria Municipal de Finanças (01); Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (02); Secretaria Municipal de Habitação (01); Secretaria Municipal de Planejamento (02); Secretaria Municipal de Receita (01); Secretaria Municipal de Saúde (05).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here