A dificuldade de acesso ao ensino superior, a falta de perspectivas profissionais e o preconceito por viver na periferia da cidade fazem parte da realidade enfrentada por muitos jovens por todo o país. Em Primavera do Leste, município a 240 km de Cuiabá, esses desafios integraram a formação oferecida pelo Laboratório de Comunicação e Cultura (LabCom) Satélite 3 e trouxe novas perspectivas pessoais e profissionais a 20 jovens atendidos pelo projeto.
Selecionado no edital Conexão Cultura Jovem da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto ofertou cursos profissionalizantes na área de comunicação que usaram a realidade dos participantes para traçar caminhos de mudança por meio do protagonismo juvenil. Além do aprendizado, os jovens receberam bolsa de auxílio financeiro mensal de R$ 400.
As atividades ocorreram durante quatro meses na comunidade formada pelos bairros Primavera e Residencial Padre Onesto Costa, na região conhecida por Cidade Satélite Primavera 3 e que referencia o nome do LabCom. A capacitação envolveu conteúdos na área de comunicação e cultura, com cursos de design gráfico, produção de campanha, produção de conteúdo, edição e captação de vídeo.
“O Satélite 3 buscou valorizar e dar subsídios para que esses jovens possam ir além do ensino médio, aumentando o índice de jovens no ensino superior moradores dessa região, colocando-os como produtores de informação, em condições de dominar os equipamentos de mídia e comunicação, sentindo-se capazes de atingir as pessoas, e principalmente, aprendendo profissões que valorizem sua criatividade ao mesmo tempo que impacta a sua existência e de seus familiares”, pontua Edilene Rodriguez, uma das coordenadoras do projeto.
De acordo com Edilene, seis dos 20 alunos já estão no mercado de trabalho e o LabCom está providenciando o encaminhamento dos demais para empresas do município. “Estamos ainda visando a possibilidade de continuação desse projeto por outras vias, afinal são vários frutos que foram colhidos e pretendemos atingir outros bairros em situação de vulnerabilidade social de Primavera do Leste”.
Para o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, que participou nesta semana da formatura com entrega de certificados, o projeto Satélite 3 garante oportunidades para os jovens irem mais longe.
“Esses jovens não pararão por aqui, pois satélite é este instrumento que conecta, e o sinal de vocês e o brilho dessa existência vão chegar muito longe. Saímos daqui com as certezas renovadas que a cultura é revolucionária e pode transformar um povo, e a vida de tanta gente!”
Materiais desenvolvidos no Satélite 3
O conhecimento adquirido no Conexão Satélite 3 foi exercitado e aplicado em campanhas publicitárias para incentivar o ensino superior e valorizar a história a região de moradia dos participantes.
Com elaboração e divulgação de diversas peças, que incluíram vídeos, outdoors, flyers e artes de redes sociais, os jovens falaram sobre o acesso à universidade e sobre o desenvolvimento dos bairros sob a ótica da própria comunidade, ajudando a reduzir o preconceito em relação à região e a fortalecer o orgulho de seus moradores.
O projeto ainda contou um site que apresenta as artes, campanhas e vídeos produzidos e matérias informativas sobre as atividades que foram elaboradas pelos próprios alunos. Na página também é possível conhecer os jovens participantes do projeto, a maioria mulheres e negros. Acesse aqui.
Confira também alguns vídeos das campanhas:
Vídeo 1: Eu sou Primavera 3
Vídeo 2: A Cidade Satélite é a protagonista dessa história
Vídeo 3: Nós somos Primavera do Leste
Vídeo 4: Somos Satélite 3
Demais vídeos estão disponíveis no canal Conexão Satélite no YouTube. Link aqui.
Outdoor da campanha de incentivo à universidade
Alunos acompanham gravação da web série ‘Fica Perto’