Não bastasse ter um governo bem avaliado, com obras em andamento e sem nenhum foco de corrupção, o que traz bastante tranquilidade ao governador Mauro Mendes (DEM) em sua busca pela reeleição, ele também pode contar com o fato de a oposição não ter nenhum “projeto”, nenhum nome que unifique os descontentes com o atual gestor estadual e que seja capaz de atrair outros setores, até mesmo da atual base de apoio de Mendes.
É claro que o fato de ter um bom desempenho frente ao governo por si só já inibe o aparecimento de figuras que façam oposição, já que há pouco a criticar. Adversários, mesmo de peso, não encontram um discurso para empolgar o eleitor, não há nenhuma polarização.
E essa capacidade de gestar bem o estado e de não criar rusgas desnecessárias, somado ao fato de contar com uma oposição fraca, batendo cabeça e sem ter muito o que falar, deixa o caminho mais fácil para Mauro Mendes.
Mesmo com a pandemia, Mato Grosso cresceu 4% em 2020 enquanto todos os estados tiveram perdas consideráveis. Deste modo, vai restar mesmo a briga pela única vaga ao Senado.