Home Esportes Deputados autorizam volta de 35% das torcidas aos estádios
fullinterna_3

EM MT


Deputados autorizam volta de 35% das torcidas aos estádios

A medida deve beneficiar o Cuiabá, que está na Série A do Brasileirão

| Por Olhar Direto

Interrompendo o recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa (ALMT) aprovou em segunda votação o projeto de lei para liberar o retorno parcial da torcida nas arquibancadas dos estádios em Mato Grosso. De autoria do primeiro secretário Eduardo Botelho (DEM), a proposta também é assinada pelo presidente Max Russi (PSB) e prevê a liberação de 35% da capacidade de ocupação dos locais.

A matéria foi votada em regime de urgência durante sessão desta segunda-feira (19) e recebeu 22 votos “sim”; um voto contra e uma abstenção.

Botelho explica que só será liberada a entrada de torcedores já imunizados e com exame de Covid-19 realizado até 48h antes do início das partidas. A medida deve beneficiar o Cuiabá, que está na Série A do Brasileirão.

“Acompanhamos vários jogos do Cuiabá, por exemplo, sem público e no mundo inteiro estão permitindo. É uma maneira de começarmos a atrair o público aos jogos, como o do Cuiabá”, declarou.

Mesmo que aprovada e sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM), a lei pode acabar não sendo seguida nas partidas do Cuiabá, já que a liberação das torcidas passa pela avaliação da CBF, responsável pelo campeonato. “Pode ser que passa pela CBF, mas creio que se aprovarmos aqui é um pontapé inicial”.

“Desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, quando os campeonatos estaduais e a Copa Libertadores foram paralisados como forma de mitigar a contaminação pelo coronavírus, os times de futebol amargam com perdas de receitas sem a comercialização de ingressos e o chamado “matchday” (ganhos com camarotes e cadeiras cativas, além da venda de alimentos e bebidas no dia de jogo)”, diz trecho do projeto.

A intenção de ter de volta os torcedores nos estádios é influenciada pelas partidas da Eurocopa com a presença das torcidas. Apesar das medidas restritivas estabelecidas por cada país que recebeu jogos da competição, cerca de 300 torcedores que voltaram à Finlândia após assistir a partidas em São Peterburgo, na Rússia, testaram positivo para a Covid-19.

Lúdio Cabral (PT), que pediu vista do projeto na sessão de 6 de junho, criticou a proposta. Voto vencido, afirmou que a liberação de público em estádios não deve ser realizada por meio de lei, mas levando em consideração o momento epidemiológico do estado. Segundo ele, o fato de o comércio e outras atividades estarem abertos, não justifica tal autorização, lembrou ainda a final da Copa América, no dia 30 de junho, quando torcedores da Seleção brasileira aglomeraram na entrada do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here