Home Destaque Ensino superior é promessa que já vira realidade em Rondonópolis
fullinterna_3

EDUCAÇÃO


Ensino superior é promessa que já vira realidade em Rondonópolis

O prefeito José Carlos do Pátio e equipe receberam o reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, para alinhar os novos rumos que já estão sendo implementados

| Por Redação

Em reunião realizada ontem (15), na Prefeitura Municipal, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, acompanhado da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Cól, do chefe do Escritório de Representação de Rondonópolis em Brasília, Paulo José Corrêa, e de parlamentares da Câmara de Vereadores, recebeu o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Bruno Zanin, e equipe de professores e pró-reitores da Unemat para alinhar os novos rumos que já estão sendo implementados na área da educação superior na cidade.

Satisfeito com os caminhos que estão sendo estruturados para o ensino superior ofertado ao rondonopolitano, Pátio compartilhou: “Nosso propósito é tornar Rondonópolis uma referência em educação e uma referência científica”.

Ele ainda ressaltou o potencial da cidade para empregar os trabalhadores formados pela Unemat: “Temos uma cidade que possui um laboratório como o do Instituto Mato-Grossense do Algodão, onde há doutores e pós-doutores, químicos que trabalham lá dentro, e temos, ainda, a Fundação Mato Grosso. Então, existe potencial para absorver esses futuros profissionais no mercado de trabalho”.

Concordando com o prefeito, Rodrigo Bruno completou: “Rondonópolis é uma cidade muito propulsora, com uma economia pujante, construção civil aquecida, então, precisa dessa mão de obra qualificada. Ela já é um polo da economia, do agronegócio e, agora, está se tornando um polo na área da educação”.

Essa vocação acadêmica se revela com os estudantes que frequentam as faculdades já existentes. “Nós temos sete cursos na Unemat e estamos com a construção do Campus Universitário, que está muito bem avançada. Hoje a capacidade do Campus da Unemat passa de dois mil alunos. E, além dos cursos oferecidos, direito, letras, pedagogia, química, ciência da computação, nós também estamos discutindo a possibilidade de criar uma parceria para o curso de medicina”, anunciou o chefe do Executivo.

Duas sugestões foram apresentadas, pensando em formas de ofertar a faculdade de medicina. “Como não dá para trazer medicina para cá agora, o reitor teve duas ideias. A primeira é criar um convênio entre a Unemat e a Prefeitura onde patrocinássemos bolsas para os estudantes, no quarto, quinto e sexto ano de medicina façam o internato aqui. E com o compromisso de, em dois anos, se tornarem médicos do município. Porque nós queremos construir raízes para esses futuros médicos ficarem na cidade”, contou o gestor municipal.

Sobre a outra possibilidade, Pátio comentou: “A segunda proposta é similar a da Universidade Federal de Rondonópolis, em que trabalharíamos em parceria para que os alunos fizessem a residência aqui. Nós já acertamos a residência, a Câmara Municipal já aprovou, a Prefeitura vai ser parceira na atuação de quatro médicos que vão fazer residência no próximo ano e no outro ano, em 2023, serão oito médicos. E queremos também fazer essa parceria com a Unemat”.

Tornar Rondonópolis polo de educação e pesquisa científica traz benefícios que extrapolam o próprio campus e atingem toda a sociedade, já que o cidadão vai usufruir do conhecimento aplicado, como frisou Neiva: “A partir do momento em que a gente tem esse espaço que é da Unemat, todos os projetos vão ter uma fluidez muito maior, nós intensificaremos cursos, extensão, pesquisa. E isso faz com que a qualidade de vida das pessoas envolvidas nesse projeto mude e a qualidade de vida da população também mude, quando seus serviços chegam a ela”.

Pátio voltou a falar sobre a visita que pretende fazer ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e sublinhou que a educação e a saúde vão estar na pauta a ser conversada: “Eu vou ter uma reunião com o Governo do estado. A Câmara Municipal, que está sendo uma grande parceira nossa, está fazendo um documento dos 21 vereadores para defender o fortalecimento da Unemat em Rondonópolis. Ela vai comigo para defendermos a Unemat e, também, um novo hospital regional, além de outros assuntos que vamos pleitear”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here