Home Destaque ERS receberá 17.345 doses da AstraZeneca; Rondonópolis ficará com 7.495 doses
fullinterna_3

IMUNIZAÇÃO


ERS receberá 17.345 doses da AstraZeneca; Rondonópolis ficará com 7.495 doses

As doses da AstraZeneca deverão ser utilizadas como segunda aplicação em pessoas de 60 a 64 anos

| Por Denilson Paredes com informações da Assessoria

O Escritório Regional de Saúde deverá receber novas doses de vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Governo do Estado, que fazem parte do lote de 112.250 doses enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde. Ao todo, serão 17.345 novas doses do imunizante da AstraZeneca, das quais 7.495 doses ficarão em Rondonópolis, conforme pactuado pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT).

As doses da AstraZeneca deverão ser utilizadas como segunda aplicação em pessoas de 60 a 64 anos, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente grave e forças armadas, de segurança e salvamento.

Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias. O detalhamento das vacinas por público-alvo pode ser acessado no documento em anexo

Os imunizantes ficarão armazenados na Rede de Frio Estadual e entregues em data mais próxima do prazo para a segunda aplicação. A medida leva em consideração o Ofício Circular nº 4, do Ministério da Saúde, que trata da guarda das segundas doses da vacina AstraZeneca, considerando o alto número de pessoas já imunizadas com a primeira dose do imunizante e a possiblidade de os municípios utilizarem os quantitativos de forma equivocada.

O documento pactua ainda o armazenamento de 20 doses da AstraZeneca na Rede de Frio Estadual, como novo estoque estratégico para reposição de eventuais perdas técnicas.

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.684.920 doses de imunizantes contra a Covid-19.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here