Home Destaque Seduc promove live para orientar sobre o Censo Escolar 2021
fullinterna_3

RETRATO DA EDUCAÇÃO


Seduc promove live para orientar sobre o Censo Escolar 2021

A live será transmitida nesta terça-feira (22), pelo canal do YouTube da Seduc, a partir das 8h

| Por Redação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará nesta terça-feira (22) uma live destinada à gestão de todas as escolas e secretarias municipais de educação para instrução da inserção de dados no Sistema Educacenso, bem como esclarecer a importância da ferramenta. A coleta de dados da primeira etapa do Censo Escolar 2021, referente à Matrícula Inicial, segue até o dia 23 de agosto. A live será transmitida pelo canal do YouTube da Seduc, a partir das 8h.

O Coordenador Estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, Rodrigo Jacob, será o mediador da live. Ele explica que nesta etapa devem ser inseridos no Sistema Educacenso os dados das escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, com base na realidade das escolas na data de referência do Censo Escolar.

Em seguida, os dados preliminares serão encaminhados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao Ministério da Educação (MEC), para serem publicados no Diário Oficial da União (DOU). A previsão é que a publicação ocorra na segunda quinzena de setembro.

No período de retificação, os gestores terão 30 dias para verificar, confirmar ou, caso necessário, alterar os dados. Os resultados finais da primeira etapa serão divulgados em 31 de janeiro de 2022.

Segunda etapa

No dia 1º de fevereiro de 2022 começa a segunda etapa do Censo Escolar 2021. O Sistema Educacenso ficará disponível até 17 de março de 2022 para as escolas declararem os dados referentes à Situação do Aluno.

Na segunda etapa são informados: rendimento – inclusive se aprovado ou reprovado – e movimento – se deixou a escola, foi transferido ou faleceu, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial.

Após esse período, entre os dias 4 a 18 de abril de 2022, serão disponibilizadas as taxas de rendimento preliminares e os relatórios por escola para conferência, confirmação ou alteração dos dados, se necessário.

O encerramento da segunda etapa do Censo Escolar 2021 ocorre com a divulgação dos indicadores de rendimento escolar, no dia 19 de maio de 2022, no portal do Inep.

Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

As unidades de ensino podem tirar as dúvidas sobre Censo Escolar pelos telefones (65) 3613-6565 e (65) 3613 6364.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here