Home Editorias Geral ‘Pedras misteriosas’ provocam grande caça ao tesouro na África do Sul
fullinterna_3
fullinterna_2


‘Pedras misteriosas’ provocam grande caça ao tesouro na África do Sul

| Por Extra
Centenas de pessoas buscam 'pedras preciosas' na África do Sul Foto: Reuters

Mais de mil pessoas de toda a África do Sul se aglomeraram em KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, em busca de pedras que muitos acreditam ser diamantes.

Os caçadores de tesouro vêm cavando desde o último sábado, depois que se espalhou a notícia sobre um pastor que desenterrou em um campo aberto objetos parecidos com pedras preciosas, que alguns acreditam ser cristais de quartzo, que não têm tanto valor comercial.

Os escavadores não se intimidam com o fato de que as pedras ainda não foram avaliadas, e longas filas de carros se amontoaram na estrada de cascalho adjacente ao campo aberto.

Alguns até começaram a vender as pedras que estão encontrando sem se importar com o real valor delas. Alguns exemplares estão sendo vendidos a R$ 110.

Um mineiro disse que eles eram uma bênção para a comunidade, que sofre com os altos níveis de desemprego.

O pai de dois filhos, de 27 anos, disse que a descoberta “significa que nossas vidas vão mudar porque ninguém tinha um emprego adequado, eu faço biscates”.

 

Pedras 'misteriosas' achadas em campo na África do Sul
Pedras ‘misteriosas’ achadas em campo na África do Sul Foto: Reuters

 

“Quando voltei para casa com elas (as pedras), a família ficou muito feliz”, acrescentou ele, de acordo com o “Sun”.

Para alguns, a escavação é a chance de ver um diamante pela primeira vez.

“Eu não tinha visto ou tocado um diamante em minha vida. É a primeira vez que toquei nele”, disse Skhumbuzo Mbhele, ignorando o fato de que não há qualquer comprovação de que se trate de uma pedra preciosa.

 

Centenas de pessoas buscam 'diamantes' na África do Sul
Centenas de pessoas buscam ‘diamantes’ na África do Sul Foto: Reuters

 

 

Caça a 'diamantes' na África do Sul
Caça a ‘diamantes’ na África do Sul Foto: Reuters

 

O departamento de mineração da África do Sul enviou uma equipe de geólogos e especialistas em mineração para pesquisar o local. Autoridades do governo provincial pediram que a área seja esvaziada para permitir que especialistas conduzam uma inspeção aprofundada. Mas muitos resistem no local.

A África do Sul tem uma das piores taxas de desemprego da África, deixando milhões na pobreza desde o fim do apartheid em 1994. O país é o mais industrializada da África, mas tem impressionantes 32,6% de sua população ativa sem emprego, de acordo com os números do primeiro trimestre de 2021.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here