Home Destaque RESPONSABILIDADE I MT é estado mais eficiente do País na vacinação contra...
fullinterna_3


RESPONSABILIDADE I MT é estado mais eficiente do País na vacinação contra febre aftosa

| Por Por Redação com Assessoria

Mato Grosso é o estado pertencente à área habilitada para exportação à União Europeia que obteve o melhor resultado de eficiência de vacinação contra a febre aftosa – 99,99%. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no “Estudo sorológico de avaliação da imunidade vacinal da população bovina contra a febre aftosa nas unidades federativas habilitadas para exportação de carne bovina à União Europeia”.

“Este resultado mostra que na pecuária de Mato Grosso todos ganham. Produtores rurais tem seu produto valorizado, os frigoríficos mantêm esse importante e exigente mercado aberto. Enfim, de maneira geral, as certificações sanitárias são fundamentais para o crescimento de Mato Grosso que hoje tem o maior rebanho do país e se aproxima de ser o maior exportador de carne bovina do Brasil”, afirma César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.

O mínimo de eficiência estipulado pelo bloco econômico é 85%. As amostras foram coletadas em 54 estabelecimentos rurais selecionados aleatoriamente em 54 municípios do estado. As equipes do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) colheram amostras de bovinos de 13 a 24 meses de idade para análise sorológica em laboratório oficial do Mapa.

Para a presidente do Indea MT, Emanuelle de Almeida, esta é uma certificação comemorada por todos. “Desde lojas veterinárias encarregadas da adequada conservação das vacinas armazenadas até o produtor rural, interessado em aplicar a vacina com todo cuidado para imunizar seu rebanho, todos têm sua parcela de participação neste resultado. Destacamos ainda a importante contribuição da Famato, Sindifrigo, Acrimat e Fesa, que sempre apoiaram a campanha”, diz.

O Ministério e o Indea MT são encarregados da normatização, controle, registro e fiscalização da comercialização de vacina e vacinação, bem como atividades de educação sanitária e comunicação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here