Por orientação do Comitê de Gestão de Crise, a prefeitura de Rondonópolis publicou um novo decreto, que entrou em vigor à 00h dessa sexta-feira (28). As novas medidas restritivas se devem ao aumento de casos de pessoas infectadas pela Covid-19 e o eminente colapso da rede pública de saúde na cidade.
O Comitê se reuniu no final da tarde de ontem (27) e as medidas de segurança sanitárias adotadas seguem as mesmas normas estabelecidas pelo Governo do Estado. A decisão de adotar novas medidas restritivas surgiu após a classificação de risco do município passar de ‘moderada’ para ‘alta’.
Entre as novas medidas adotadas, está em vigor novamente o toque de recolher das 21h às 5h com restrição de circulação de pessoas, enquanto o funcionamento das atividades e serviços em geral poderá ser das 5h às 20h de segunda a sábado e aos domingos das 5h às 12h, sendo vedado o funcionamento nos feriados.
Hipermercados, atacadistas, supermercados, mercados, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, açougues, feiras livres e padarias, de segunda a domingo das 5h às 20h, com restrição de uma pessoa por família.
Já os restaurantes, lanchonetes, trailer de lanches, cafés, pizzarias e congêneres poderão funcionar das 5h às 20h de segunda a sábado e aos domingos das 5h às 14h, respeitando a capacidade máxima do local de 30%, sendo vedado o funcionamento aos feriados. Fica autorizado o drive thru e retirada até às 20h45 e o delivery até as 23h59. Som ao vivo nos bares, restaurantes e congêneres será permitido até às 20h.
Os estabelecimentos que forem autuados por não respeitarem as medidas de segurança estabelecidas no decreto serão interditados pelo período de 7 dias. Igrejas, templos e congêneres poderão realizar os cultos e missas de segunda a domingo das 5h às 20h, respeitando a capacidade de 30% da lotação dos espaços.
O Comitê de Gestão de Crise deve se reunir novamente na próxima semana para avaliar novamente a situação da pandemia na cidade e não descarta medidas mais restritivas, caso seja necessário.
NÚMEROS DA PANDNEMIA NA CIDADE
Rondonópolis já registrou um total de 28.945 casos oficiais de pessoas infectadas pelo vírus, dos quais 27.008 já se recuperaram da doença. Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde da cidade de 27 de maio, há 1.158 casos ativos de pessoa doentes e monitoradas pelo poder público e já foram registradas 779 mortes.