Home Cidades GAECO deflagra operação e investiga Coopervale em Rondonópolis
fullinterna_3


GAECO deflagra operação e investiga Coopervale em Rondonópolis

| Por Da Redação NMT com FolhaMax

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO), unidade de Rondonópolis, deflagrou nesta manhã desta quinta-feira (20) a operação denominada “Esforço Comum”, resultado de investigação instaurada para apurar a contratação da Coopervale para prestação de serviços terceirizados. A ação conta com o apoio operacional do GAECO de Cuiabá e todos os outros GAECOS regionais.

Também auxiliam no cumprimento das medidas efetivo da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil. Serão cumpridos aproximadamente 36 mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, sendo um dos mandados de busca e apreensão na cidade de Japorã/MS e outros dois na cidade de Guaíra/PR, esta última onde a Coopervale também possui uma sede.

As investigações até o momento revelaram que a cooperativa firmou contrato com diversos municípios mato-grossenses e estendeu sua atuação para outros estados da federação. Contudo, há indícios de que houve prévio ajuste para contratação da cooperativa, ao menos junto ao Município de Rondonópolis, que resultou no pagamento de mais de R$ 67 milhões pela prestação de serviços.

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que o município de Rondonópolis se abstivesse de contratar a Coopervale, em razão de inúmeras irregularidades constatadas no contrato. Além disso, indícios apontam que vários indivíduos são utilizados como prováveis “laranjas” para devolução desses valores para agentes públicos e outros particulares possivelmente que estejam atuando na “lavagem de dinheiro”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here