Home Política Nacional Comissão rejeita emendas do Senado a projeto que incentiva produção de café...
fullinterna_3


Comissão rejeita emendas do Senado a projeto que incentiva produção de café de qualidade

| Por


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (19), as modificações feitas pelo Senado no Projeto de Lei 6021/19, que cria a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade. O colegiado optou por manter o texto aprovado pela Câmara em 2017 (PL 1713/15, antes da mudança de numeração).

O objetivo do projeto, do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), é elevar o padrão de qualidade do café brasileiro, por meio do estímulo à produção, industrialização e comercialização de grãos de categorias superiores. O texto considera “superiores” os cafés classificados como de alto padrão de qualidade por suas características físicas, químicas e sensoriais, conforme processos de análise e certificação reconhecidos pelo poder público.

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Dep. Franco Cartafina (PP - MG)
Franco Cartafina: projeto teve amplo debate e entendimentos alcançados

O parecer do relator, deputado Franco Cartafina (PP-MG), foi pela manutenção do texto aprovado pela Câmara e pela rejeição das emendas do Senado. Uma das emendas substitui o Conselho Deliberativo da Política do Café pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como órgão competente pela formulação e execução da política. A outra emenda exclui do projeto dispositivo que prevê que, da espécie Coffea canephora, apenas as variedades conhecidas como robusta ou conillon poderão ser beneficiadas e comercializadas.

Conforme Franco Cartafina, esses temas “já foram alvo de debate na tramitação inicial da matéria nesta Casa, e passaram a compor o texto após amplo debate e entendimentos alcançados, inclusive no âmbito desta comissão”.

Instrumentos da política
Entre os instrumentos da política aprovada pela Câmara, estão previstos o crédito rural; a pesquisa agrícola e o desenvolvimento tecnológico; a assistência técnica e a extensão rural; o seguro rural; a capacitação gerencial e a formação de mão de obra qualificada; o associativismo, o cooperativismo e os arranjos produtivos locais; e as certificações dos produtos, entre outros.

Tramitação
As emendas do Senado ainda serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Cláudia Lemos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here