O turismo foi um dos setores mais impactados pela pandemia, amplamente impactado pela crise sanitária, vem registrando prejuízos desde 2020. Diante desse cenário de incertezas, o deputado estadual Allan Kardec participou, na manhã desta quarta-feira (19), em seu gabinete, de uma reunião com os segmentos do trade turístico de Mato Grosso para debater soluções que possam potencializar o setor nesta retomada.
São mais de 3.500 empresas e instituições ligadas diretamente ao turismo no estado, e que atualmente passam por grande dificuldade, principalmente os segmentos de bares, restaurantes, hotelaria e eventos, de acordo com o posicionamento de Luis Carlos Oliveira Nigro, presidente do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso e de Jaime Okamura, presidente do SINDIEVENTOS-MT.
Participaram também da reunião o deputado Gilberto Cattani e o Secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, que junto com Kardec, presidente da comissão, debateram o papel da Assembleia Legislativa nesta questão. “Esta Casa de Leis deve ser aliada do turismo e parceira dos segmentos afetados pela pandemia, que necessitam do amparo do poder público para não se deteriorar. O trade turístico tem nosso compromisso para isso”, afirmou Kardec.
Entre as demandas discutidas, está a necessidade de reaquecer os segmentos por meio do apoio à realização de eventos e aporte financeiro do governo, através do Fundo Estadual de Turismo. Também destacaram a necessidade da realização de fóruns, seja com realizadores de eventos, como também encontros entre vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, para encontrar medidas e soluções conjuntas.
A proposta é que os consórcios ligados ao turismo, presentes em 14 regiões e 85 municípios, sejam grandes aliados para esta retomada. Entre os projetos citados, com papel estratégico, está o Mapas da Cultura, gerido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) e o Mapas do Turismo, que está em implementação pela secretaria adjunta de turismo.
Ficou marcada para a próxima quinta-feira (27) uma reunião entre o trade turístico e o colégio de líderes, para que a Assembleia Legislativa possa protagonizar os trabalhos junto aos representantes dos segmentos.