A atriz Vera Fischer, de 69 anos, eleita Miss Brasil em 1969, foi ao Instagram, na quinta-feira (13), data que marca a Abolição da Escravatura no Brasil.
Na foto, em que Vera aprece jovem de maiô, com a imagem ainda em preto e branco e relembra a época em que ganhou o concurso e fala sobre o racismo institucionalizado que existia.
“Essa foto foi tirada em 1971 nos bastidores da TV Tupi, onde eu fazia parte do júri do programa Flávio Cavalcanti. Dois anos antes eu havia ganhado o título de Miss Brasil que foi uma ponte para minha realização profissional e a construção da minha carreira como atriz”, começou ela, que falou da ausência de representatividade de negros no Miss Brasil 1969.
Amo muito o meu título e sou muito grata por todo reconhecimento e carinho advindo dele, mas naquele concurso não havia nenhuma mulher preta brasileira. Hoje, 52 anos depois, dia em que se comemora a pseudo abolição da escravatura no nosso país, ainda faltam mulheres pretas nos concursos de beleza, no jornalismo, na política e nos elencos da TV. Não tá passando da hora, não, gente? Pega a visão!”, finalizou Vera, provocativa.