Home Editorias Mato Grosso Seduc realiza semana de acompanhamento da saúde dos servidores de 11 municípios
fullinterna_2


Seduc realiza semana de acompanhamento da saúde dos servidores de 11 municípios

| Por


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança (COSS), realiza na próxima semana, do dia 17 ao dia 21, acompanhamentos dos servidores das escolas dos municípios que integram a Diretoria Regional de Educação de Cuiabá.

As ações, que fazem parte do Programa Educação para Redução do Absenteísmo (ERA), serão realizadas na Escola Estadual Governador José Fragelli, na Arena Pantanal, e envolvem profissionais de educação física, engenharia de segurança no trabalho, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, enfermagem, psicomotricidade e serviço social.

Coordenadora da COSS, Zilda Alves da Silva ressalta que todo o trabalho será feito por meio de agendamento, para evitar aglomeração e impedir a disseminação do novo coronavírus. Todas as medidas de biossegurança serão adotadas, como o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas, uso de máscara facial e álcool em gel.

Agendamento

Responsável pelo Programa ERA, que tem como meta reduzir o índice de absenteísmo entre os servidores da Seduc, o professor e psicomotricista Cleuber Cristiano de Sousa explica que as ações são destinadas a todos os servidores das escolas, desde o apoio, técnicos até os professores.

As escolas receberam um formulário enviado pela DRE de Cuiabá nesta semana e os profissionais devem fazer a inscrição. É o próprio profissional que define qual ou quais acompanhamentos ele precisa.

Durante os cinco dias, estarão na Arena Pantanal 19 profissionais da saúde da Seduc, além de estagiários. Serão seis psicólogos, dois enfermeiros, dois profissionais de educação física, duas assistentes sociais, duas fisioterapeutas, um nutricionista, uma engenheira de segurança no trabalho, uma técnica em segurança do trabalho, um fonoaudiólogo e um psicomotricista. Os estagiários são de enfermagem, psicologia e educação física.

O agendamento pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A entrada dos servidores será pelo Portão F, onde há estacionamento. O portão será aberto às 7h30.

Acompanhamento

O primeiro contato dos servidores inscritos com os profissionais da saúde que atuam na Seduc será na Arena Pantanal, mas o professor Cleuber Cristiano ressalta que o acompanhamento terá continuidade e, caso necessário, será feito o encaminhamento do servidor.

Este encaminhamento pode ocorrer, por exemplo, com os servidores que precisam de atendimento na área de saúde, com suas respectivas especialidades.

Psicóloga da Seduc, Leurilainne Azambuja explica que o objetivo é fazer o acompanhamento e acolhimento dos servidores principalmente neste momento da pandemia, onde muitos estão sofrendo com a ansiedade e com o luto.

“Nosso objetivo é trazer um direcionamento, para que os profissionais possam lidar melhor com a dor, para que busquem ajuda. Quando for detectada a necessidade de um atendimento mais direcionado, esse servidor será encaminhado para a rede de saúde”.

Os municípios atendidos nesta etapa serão Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Santo Antônio do Leverger.

O professor Cleuber Cristiano enfatiza que as ações serão estendidas a todas as DREs durante o ano.

Programa e números

O Programa ERA é composto por 10 ações específicas de intervenção e prevenção formuladas para atender às necessidades em diminuir o índice de absenteísmo, afastamentos para tratamento de saúde e readaptação de função.

As ações são: Ergonomia e Ergopsicomotricidade, Laboral, Vida Saudável, Prevenção para a Aposentadoria Saudável, Socioemocional, Psicossocial, Bem-estar, Calendário da Saúde, Acolhida no Ambiente de Trabalho e Segurança no Trabalho.

O programa é acompanhado pelo Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

Por meio das ações, a Seduc é a única secretaria que hoje atende ao Decreto 1919/2013, que trata da política e saúde do servidor.

Em 2020, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, o programa realizou 923 acompanhamentos, 1.050 laboral, 575 ergonomia e ergopsicomotricidade, 695 acolhimentos psicossocial, com orientação e informações acerca da saúde do servidor

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here